Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURO BEZERRA MONTELLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURO BEZERRA MONTELLO
DATA : 24/02/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do DMOR
TÍTULO:
CONSTRUÇÃO DAS DIMENSÕES COGNITIVAS E DO CONHECIMENTO DA TAXONOMIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS APLICADA A ANATOMIA

PALAVRAS-CHAVES:
Anatomia humana; taxonomia de Bloom; ensino; morfologia.

PÁGINAS: 21
RESUMO:
A Anatomia tem sido a pedra fundamental do ensino da educação médica por centenas de anos. Na verdade, muitos argumentam que ela sobreviveu ao teste pedagógico  mais exigente, o tempo. Pensando no desenvolvimento de novas metodologias e adaptação as novas diretrizes educacionais exigidas com o passar do tempo, torna-se necessário o uso de ferramentas que possam ser utilizadas para facilitar a estruturação das aulas através da formação de objetivos educacionais que permitam maximizar a capacidade de aprendizado. Uma ferramenta que pode auxiliar é a Taxonomia de Bloom, em sua versão revisada utiliza uma tabela bidimensional que através do uso de verbos, direciona a alocação dos objetivos educacionais que são aplicados durante uma aula.
Dessa forma, o objetivo do trabalho é realizar a construção de uma tabela descrevendo as dimensões da cognição e do conhecimento da taxonomia de Bloom aplicada ao componente curricular da Anatomia Humana, desenvolver planos de aula e estratégias de aplicação. O desenvolvimento da tabela será realizado com base na tabela bidimensional de Bloom, já estabelecida, com a alocação de verbos já relatados na literatura e que se encaixem no contexto da Anatomia humana. O desenvolvimento dos planos de aula se dará de acordo com os modelos já utilizados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e as estratégias de aplicação serão pensadas a partir da experiência local. Como resultado preliminar foi realizada a construção da tabela bidimensional de Bloom aplicada a Anatomia humana e como perspectiva futura está previsto a produção dos planos de aula e das estratégias de aplicação em janeiro de 2023.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2318723 - SERGIO ADRIANE BEZERRA DE MOURA
Interna - 2477216 - NAISANDRA BEZERRA DA SILVA FARIAS
Interna - 1733434 - RENATA FIGUEIREDO ANOMAL
Notícia cadastrada em: 17/02/2023 15:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao