Banca de DEFESA: JULIANNE DANTAS DE OLIVEIRA PIMENTEL

DISCENTE : JULIANNE DANTAS DE OLIVEIRA PIMENTEL
DATA : 08/06/2020
LOCAL: Videoconferência

EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DIANTE DO TÉRMINO DO CURSO: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL

Estudante Concluinte; Decisões de Carreira; Escolha Profissional; Ensino Superior; Psicologia Fenomenológica-Existencial.

Resumo: Instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, formam, a cada ano, cerca de três mil estudantes, e, às vezes, muito mais que isso. O momento de conclusão do curso de graduação e a iminente saída para o mundo do trabalho parece ser um período de dúvidas, incertezas, questionamentos, receios e reflexões a respeito das possibilidades de engajamento na profissão escolhida ou, por outro lado, acerca das restrições de oportunidades, entre outros cenários que podem se configurar aos recém-formados. Como tem sido para estudantes concluintes vivenciar esta saída da universidade em função do término do seu curso? Diante disso, esse trabalho teve como objetivo, a partir de um olhar fenomenológico-existencial, compreender os sentidos atribuídos à experiência de ser um estudante concluinte dos cursos de graduação da UFRN. Para tanto, foi realizado um grupo temático intitulado “Decisões de Carreira” que contou com a participação de seis alunos concluintes de diferentes cursos ofertados na modalidade presencial na universidade. Este grupo teve cinco encontros, com duas horas duração cada, no período de realização de agosto a setembro de 2019. As narrativas e atitudes dos participantes foram interpretadas à luz da hermenêutica heideggeriana, dispondo assim, de uma metodologia de base fenomenológica. Anseios quanto à questão política e orçamentária que as universidades públicas enfrentam no país e o medo do desemprego somado às dificuldades de inserção no mercado de trabalho mostraram-se como temas mobilizadores para os participantes, bem como suas narrativas evidenciaram afetações frente as pressões sociais percebidas em prol do sucesso profissional. Nesse contexto de anseios e dúvidas, os estudantes relataram dar seus passos diários desprovidos de certezas, o que parece se configurar numa luta diária pelo que se crê em face do panorama impreciso da realidade. A partir da experiência deste estudo, sugere-se a criação de um espaço permanente de encontros destinado à atenção à essa temática dentro da universidade com a finalidade de oferecer escuta aos discursos de incerteza, o que também se configura em uma possibilidade de acolhimento para a inquietude existencial compreendida no período em questão, afirmando assim o quanto são necessárias mais atitudes institucionais que ofereçam este suporte.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externa à Instituição - MELINA SEFORA SOUZA REBOUCAS
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Interno - 4579763 - SEBASTIAO FAUSTINO PEREIRA FILHO