Banca de DEFESA: WEVERTON RICARDO DA SILVA

DISCENTE : WEVERTON RICARDO DA SILVA
DATA : 21/02/2020
LOCAL: Auditório "E"do CCHLA -Centro de Ciências Humanas Letras e Artes

CLIMA ORGANIZACIONAL: uma proposta de método instrumental para diagnóstico em uma instituição federal de ensino superior.

Clima organizacional; método; diagnóstico; instituições federais de ensino superior.

:O clima organizacional, devido a sua influência sobre o comportamento dos trabalhadores, tornou-se um fenômeno que despertou interesse dos pesquisadores e da gestão das organizações. Para melhor conhecer as características do clima organizacional e, assim, possibilitar o processo de gestão do clima, um método de diagnóstico, preciso e válido deve ser adotado pelos atores que se propuserem a desenvolver práticas sobre esse fenômeno. Diante dessa necessidade, o presente trabalho acadêmico, no formato de produto técnico, tem por objetivo geral, propor um método instrumental para diagnóstico de clima organizacional para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Para subsidiar a referida proposição, foi realizada uma pesquisa, configurada como exploratória e descritiva, de abordagem mista, com a finalidade de mapear as práticas de diagnóstico e gestão do clima organizacional em IFES no território nacional, com o intuito de conhecer o panorama nacional sobre a temática em questão, e realizar o levantamento dos instrumentos utilizados por essas IFES. De um total de 67 IFES consideradas na supramencionada pesquisa, apenas seis afirmaram ter a prática de diagnóstico de clima organizacional de forma institucionalizada na organização. Para atingir o objetivo geral dessa produção acadêmica, devido ao não envio dos instrumentos de clima informados na pesquisa, pelas IFES, foram levantados instrumentos na literatura para análise de um grupo de juízes da instituição proposto para avaliar instrumentos de clima organizacional. Foram analisados e avaliados quatro instrumentos, sendo um deles escolhido por esse grupo como o mais adequado para ser utilizado pela UFRN, no processo de diagnóstico de clima.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externa à Instituição - LAIS KARLA DA SILVA BARRETO - UNP