Banca de DEFESA: KALIENY DE LIMA MORENO

DISCENTE : KALIENY DE LIMA MORENO
DATA : 29/01/2018
LOCAL: LABCOM _ auditório 1

COMUNICAÇÃO INTERNA DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Comunicação interna; Cultura organizacional; Comunicação pública; Desempenho comunicacional.

A sociedade atual necessita se comunicar, e quando envolvemos a comunicação social e o setor público observamos que estamos envolvidos numa transição constante, oferecida pelo desenvolvimento tecnológico. Esta evolução nos apresenta a necessidade de um estudo mais profundo, para que haja uma melhor compreensão e adequação à nova realidade. Este estudo objetiva diagnosticar o desempenho do processo de comunicação interna do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estruturando o processo de comunicação interna; identificando rotinas e as ferramentas comunicativas utilizadas; e discernindo as possíveis barreiras comunicacionais. Utilizando o questionário como instrumento para coleta de dados, para verificação das variáveis dos perfis dos servidores e dos processos de comunicação interna, envolvendo aspectos como: investimentos, comprometimento, além de divulgação de políticas e diretrizes da instituição, dentre outros aspectos. O universo da pesquisa compreende 222 servidores ativos vinculados ao Centro em outubro de 2017, e a amostragem prevista por conveniência ou disponibilidade dos colaboradores. Conhecer como ocorre a comunicação interna dentro Centro de Ciências da Saúde é de grande relevância por se mostrar um instrumento de aperfeiçoamento na área, amenizando problemas de relacionamento e de comunicação dentro da organização, no qual interfere, tanto no relacionamento interpessoal dos servidores como na qualidade de execução de seus serviços, servindo como mecanismo facilitador para a administração pública.

Presidente - 3490575 - ADRIANO CHARLES DA SILVA CRUZ
Externo à Instituição - LAIS KARLA DA SILVA BARRETO - UnP
Externo ao Programa - 3814032 - MARIA APARECIDA RAMOS DA SILVA
Interno - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES