Banca de DEFESA: MICHELLE DE MEDEIROS MENDES

DISCENTE : MICHELLE DE MEDEIROS MENDES
DATA : 22/09/2016
LOCAL: AUDITORIO B-CCHLA

Condições de trabalho e Riscos psicossociais: um estudo com os funcionários do Restaurante Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Condições de trabalho; Riscos psicossociais; Doenças Ocupacionais;Alimentação coletiva;, Restaurante.

O presente estudo teve como objetivo geral analisar a relação entre as condições de trabalho e os riscos psicossociais a que são submetidos os funcionários do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na pesquisa descritiva empreendida, optou-se, enquanto estratégia, por um estudo de caso do tipo multimétodos, combinando recursos variados, visando uma abordagem mais ampla do fenômeno investigado. Os dados foram coletados através de observação direta e sistemática e da utilização de questionários (Questionário de Condições de Trabalho-QCT e Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho–PROART), que buscaram analisar as condições de trabalho e identificar os riscos psicossociais no contexto do RU. Os resultados obtidos indicaram que os servidores do RU, em sua maioria, são do sexo masculino, com uma média de idade de 38 anos, casados, trabalhando na unidade, em média, há pouco mais de dois anos, grande parte deles nas funções de auxiliar de cozinha, cozinheiro e copeiro. Com relação aos resultados oriundos do QCT, constatou-se que as condições de trabalho ofertadas aos servidores do RU são propiciadoras de danos físicos e psíquicos, podendo acarretar agravos à saúde dos mesmos, principalmente em função de aspectos relacionados a infraestrutura e ao ambiente sociogerencial. Os resultados oriundos do PROART corroboraram os dados obtidos com o QCT, indicando que os funcionários do RU estão submetidos a riscos psicossociais de caráter baixo a mediano, principalmente em função das prescrições quanto à organização do trabalho, bem como do sofrimento patogênico derivado dos sentimentos de insatisfação e desgaste. Tais resultados configuram-se como um alerta para uma situação limite que demanda, em curto e médio prazo, a necessidade de intervenção por parte da gestão, no sentido de promover ações que minimizem os efeitos negativos e potencializem o impacto positivo do trabalho. Espera-se que os resultados obtidos propiciem uma ampliação do conhecimento sobre o setor e forneçam aos gestores dados e informações que possam subsidiar a implementação de mudanças voltadas para a melhoria do funcionamento organizacional e das condições de trabalho, trazendo como principal consequência, a redução de despesas públicas e dos agravos à saúde decorrentes do ambiente de trabalho.

Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Externo ao Programa - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS