Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO RODRIGUES GONCALVES

DISCENTE: PEDRO RODRIGUES GONCALVES
DATA: 31/03/2016
LOCAL: Auditório D do CCHLA

AVALIAÇÃO DE IMPACTO DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO NA ÁREA ADMINISTRATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Gestão de Pessoas. Treinamento e desenvolvimento. Avaliação de treinamento. Serviço Público.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O Treinamento e o desenvolvimento no ambiente de trabalho são de suma importância para o alcance de metas e a qualificação da mão de obra de toda Organização ou Empresa. O Departamento de Recursos Humanos é o setor responsável por todo acompanhamento e desenvolvimento profissional dos colaboradores, sendo o desenvolvimento por meio de treinamentos e capacitações, um dos suportes para a melhoria da gestão de pessoas no serviço público. Esse estudo fundamenta-se na legislação federal, decretos 5.707/06 e 5.825/06, que estabelece critérios de desenvolvimento contínuo dos servidores públicos federal, e no Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento adotado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A referente pesquisa pretende contribuir e ressaltar a importância do processo de treinamento, capacitação e desenvolvimento numa Instituição federal e ensino superior. Tem como objetivo geral identificar os efeitos diretos e específicos, das ações de capacitação e treinamento, voltados à área administrativa, sobre o comportamento do servidor em seu cargo, dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e como específicos, relacionar a aplicabilidade do conteúdo aprendido no ambiente de trabalho; descrever os resultados e benefícios trazidos pelo Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; elaborar e propor a implantação de um instrumento de avaliação de impacto em profundidade das ações de capacitação voltadas para a área administrativa no ambiente de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, exploratória, e de abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta dos dados acontecerá por meio de um questionário com perguntas fechadas, que será aplicado a uma amostra de servidores que participaram de treinamentos e capacitações entre 2014/2015 e seus respectivos chefes, a fim de avaliar o impacto do treinamento em profundidade no ambiente de trabalho, além de pesquisa documental. O referido questionário passou por um pré-teste com os colaboradores que realizaram treinamento e capacitação no ano de 2015, no total de 10 participantes, sendo 5 servidores e 5 chefes de setores. A partir desse estudo e da análise dos dados que serão coletados, será elaborado uma proposta de implantação de um instrumento de avaliação de impacto, com o propósito de contribuir com as ações de capacitação voltadas para a área administrativa que são desenvolvidas pela Coordenadoria de Capacitação e Educação Profissional e para o alcance da missão Institucional estabelecido no Plano de Desenvolvimento Institucional.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externo ao Programa - 347006 - JOSE ARIMATES DE OLIVEIRA
Interno - 4579763 - SEBASTIAO FAUSTINO PEREIRA FILHO
Notícia cadastrada em: 21/03/2016 08:54