Banca de DEFESA: EVILAZIO XAVIER CRUZ JUNIOR

DISCENTE: EVILAZIO XAVIER CRUZ JUNIOR
DATA: 09/06/2015
LOCAL: Auditório D do CCHLA - UFRN

OS DESAFIOS DOS GESTORES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA: ESTUDO DE CASO NA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

Gestor público, Administração Pública, poderes administrativos, controles administrativos, capacitação de gestores, autonomia.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este trabalho surgiu a partir da motivação para identificar o perfil profissional das pessoas que atuam nas funções de confiança da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como, de conhecer como se dá as relações de trabalho entre esses gestores e seus administrados. A escolha do tema justifica-se pela busca da compreensão do processo de trabalho e a relação gestor-colaboradores, visando traçar diretrizes para o fortalecimento das relações interpessoais e o aprimoramento da atuação do gestor público perante a equipe de trabalho. O objetivo principal do trabalho é realizar um diagnóstico sobre a atuação desses gestores. Para tanto, foram realizadas: a) pesquisa documental, para identificar a distribuição das funções de confiança da PROGESP; e, b) pesquisa de campo com aplicação de questionário entre esses gestores e os seus administrados, que levantou questões relacionadas ao perfil dos participantes; a capacitação e treinamento contínuo; a autonomia para tomar decisões; ao planejamento das atividades; a motivação dos servidores; as habilidades essenciais à seleção de servidores para cargos de gestão; a avaliação da atuação dos gestores e aos desafios dos gestores públicos na Administração Pública contemporânea. Para fundamentar este estudo, foram detalhados no referencial teórico: os princípios constitucionais da Administração Pública; as normas legais que estruturaram o atual sistema de governo; os poderes administrativos: vinculado e discricionário e os controles da Administração Pública: interno e externo. Foi realizado um estudo de caso na PROGESP e os resultados obtidos demonstram fragilidades, que foram detalhadas na conclusão do presente trabalho, e que se referem à atenção do Administrador Público aos princípios constitucionais que norteiam suas ações administrativas; a capacitação e atualização para o exercício das funções gerenciais; a autonomia para tomada de decisões; a motivação para desenvolver as tarefas cotidianas e a avaliação e acompanhamento da atuação dos gestores, espera-se contribuir para melhoria da atuação dos gestores e dos integrantes da equipe de trabalho, com intuito de se atingir a eficiência e a qualidade esperadas na prestação dos serviços públicos oferecidos pela PROGESP/UFRN.

Interno - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externo à Instituição - MANOEL PEREIRA DA ROCHA NETO - UnP