Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA DE LIMA FIGUEIREDO

DISCENTE: JULIANA DE LIMA FIGUEIREDO
DATA: 12/11/2014
LOCAL: Laboratório de Psicologia – Sala 631 (Sala Azul)

ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO PROFISSIONAL DO EGRESSO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI (FACISA/UFRN)

Egresso, Ensino Superior, Inserção profissional, Mercado de Trabalho, FACISA /UFRN

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este trabalho teve como principal objetivo realizar um estudo sobre o perfil do egresso da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA-UFRN), tentando identificar em que medida a inserção dos egressos no mercado de trabalho se relaciona com a formação acadêmica recebida, quais facilidades e dificuldades encontradas para ingressar no mercado e qual a avaliação dos egressos sobre a formação acadêmica recebida. A pesquisa visou contribuir também para o atendimento à Lei do SINAES, que pela primeira vez a partir do ano de 2004, incorporou o egresso no processo de avaliação institucional, identificando-o como importante fonte de informações para avaliação da qualidade das instituições. A revisão bibliográfica foi centrada em documentos legais que tratam do egresso e trabalhos de autores que desenvolveram estudos sobre esse tema, além de pesquisas já realizadas sobre egressos de IES e sua inserção profissional. Tratou-se de uma pesquisa descritiva e visando atingir seus objetivos foi realizada coleta de dois segmentos de informações: primeiramente foi aplicado um questionário online, destinado aos egressos da FACISA diplomados no período de 2011 a 2014, objetivando caracterizar o perfil do egresso absorvido pelo no mercado de trabalho, bem como suas percepções sobre os fatores que facilitaram ou dificultaram esse acesso. Em seguida, com base nos dados fornecidos pelos ex-alunos da FACISA, foi possível contatar e convidar os seus respectivos empregadores a participar da pesquisa através de entrevistas semiestruturadas. Essa etapa do estudo buscou conhecer a adequação da formação recebida pela FACISA para o exercício profissional. Ao final da pesquisa ensejaremos descobrir qual a opinião dos egressos e os seus empregadores sobre os conhecimentos adquiridos na formação para o exercício da profissão e, sobretudo, sobre suas percepções sobre o cumprimento da missão da Universidade em oferecer à sociedade educação e produção de conhecimento socialmente válido, formando cidadãos capacitados às exigências do mercado de trabalho.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externo ao Programa - 347006 - JOSE ARIMATES DE OLIVEIRA
Interno - 1519736 - TATIANA DE LUCENA TORRES
Notícia cadastrada em: 10/11/2014 09:58