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Banca de QUALIFICAÇÃO: KAMILLO KAIO PEREIRA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KAMILLO KAIO PEREIRA LIMA
DATA : 11/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:
Um estudo interpretativo sobre a performance com vassourinhas do baterista Paulo Braga, na
obra de Tom Jobim

PALAVRAS-CHAVES:
Bateria; Vassourinhas; Tom Jobim; Paulo Braga.

PÁGINAS: 75
RESUMO:
A presente dissertação de mestrado tem como objetivo investigar os traços característicos da
performance do baterista Paulo Braga, no contexto da bossa nova, destacando a sua atuação com a
utilização das baquetas do tipo "vassourinhas", mais especificamente, nos discos gravados com Antonio
Carlos Jobim (Tom Jobim). Para tanto, a metodologia deste trabalho se deu em três etapas, sendo: 1)
revisão bibliográfica; 2) delimitação do repertório, seguidas de transcrição e análise das obras
selecionadas; 3) reflexões pontuais sobre o idiomatismo do baterista a partir dos dados levantados. A
escolha pelo recorte se deu a partir de sua performance no icônico disco Elis e Tom (1974), onde o
baterista atua de forma muito peculiar e com extrema destreza. Anos depois, Braga gravaria o segundo
disco com o maestro, denominado Edu e Tom (1981), também objeto de análise. Nesses dois, cabe
destacar que o músico ainda não fazia parte oficialmente da banda de Tom Jobim, ou seja, trata-se de
suas primeiras atuações como performer ao lado do maestro. Nos outros três discos selecionados, após
a formação da "Nova Banda" (Cabral, 1997, p. 407), o baterista passa a ser integrante do grupo, tendo
gravado os álbuns: Passarim (1987), Inédito (1987) e Antonio Brasileiro (1994), o último álbum da
carreira de Tom Jobim. Inserido nesse contexto, a pesquisa aqui reportada visa identificar, atribuir e
demonstrar as principais características da performance do baterista a partir da utilização das
vassourinhas, pontuando os aspectos idiomáticos que definem o estilo de Paulo Braga e sua respectiva
atuação junto ao Jobim. Por fim, cabe ainda destacar que, além de sua forma peculiar em utilizar as
vassourinhas, simultaneamente, destacam-se diferentes padrões de condução com os pés, mais
especificamente no que se refere a movimentação rítmica do chimbal, o que também será demonstrado
no decorrer do texto.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1731258 - CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
Externo à Instituição - LEANDRO BARSALINI - UNICAMP
Externo à Instituição - LUCAS BAPTISTA CASACIO
Notícia cadastrada em: 20/11/2023 09:42
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