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Banca de DEFESA: FERNANDA DE MOURA ESTEVÃO PEROBA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA DE MOURA ESTEVÃO PEROBA
DATA : 16/11/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:
O ENSINO DE PIANO EM GRUPO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM
MÚSICA: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA

PALAVRAS-CHAVES:
Ensino de piano em grupo, saberes da docência, construção da docência

PÁGINAS: 95
RESUMO:
Esta pesquisa tem o objetivo de compreender como ocorre a construção da docência de professores que
atuam com o Ensino de Piano em Grupo (EPG) em cursos de Licenciatura em Música do Nordeste do
Brasil. Trata-se de um estudo multicasos (Yin, 2001; Triviños, 1987) com quatro professores que
utilizou o questionário auto aplicado e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de
dados. O trabalho traz uma revisão de literatura das pesquisas brasileiras que abordam o EPG no
Ensino Superior, resultando em um quadro organizado por categorias. Inspirada na Teoria
Fundamentada, a compreensão teórica acerca da construção da docência dos sujeitos estudados foi
construída após e a partir da análise e interpretação das narrativas. Os dados me levaram a abarcar os
estudos sobre saberes da docência através de trabalhos como Tardif (2012), Shulman (2015) e Gauthier
(1998) e de uma revisão com artigos que tratam dos saberes na educação musical. A partir dessas
referências e das discussões levantadas pelos sujeitos acerca da docência superior em música, elaborei
a ideia de construção da docência de que trato neste trabalho. O mapeamento realizado encontrou 22
instituições públicas de Ensino Superior, das quais 19 oferecem uma ou mais disciplinas no formato de
EPG. Com base na análise das entrevistas, elaborei a ideia de construção da docência em EPG como a
construção de uma casa que se inicia desde as primeiras experiências musicais e, a partir da primeira
prática docente dentro da modalidade, inicia-se um processo de reforma onde novos saberes como
gerenciamento do tempo e a compreensão das especificidades da modalidade adentram a estrutura
anterior, deslocando-se alguns elementos, modificando e renovando outros. Essa reforma não corresponde à casa toda, uma vez que o ensino de piano em grupo é apenas uma das faces dentro da
profissionalidade caleidoscópica do professor universitário. A partir da consolidação dessa prática,
emerge uma faceta da atividade profissional desse professor universitário, com um “fazer” e um “ser”
próprios.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLAUDIA FERNANDA DELTREGIA
Interna - 418999 - NAIR APARECIDA RODRIGUES PIRES
Presidente - 2321206 - TAMAR GENZ GAULKE
Notícia cadastrada em: 03/11/2023 15:34
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