PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA CRISLEY PEDROSA BRAGA PINTO

DISCENTE : AMANDA CRISLEY PEDROSA BRAGA PINTO
DATA : 10/11/2023

A TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MÚSICA RUMO AO MULTINSTRUMENTISMO: um estudo da história de vida e desenvolvimento musical

Multi-instrumentistas; formação de professores; História de Vida e formação

Com foco na trajetória de formação do licenciando em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, esta dissertação de Mestrado teve como objetivo geral nesta pesquisa compreender, por meio da trajetória de formação, como licenciandos em Música se tornam professores de música multi-instrumentistas. Como objetivos específicos, busquei investigar as experiências dos licenciandos em Música, destacando os desafios e conquistas ao longo de sua formação; conhecer os contextos que influenciaram a trajetória de vida dos licenciandos rumo ao multinstrumentismo; identificar as motivações individuais dos licenciandos para se tornarem educadores musicais multi-instrumentistas; examinar as experiências e práticas na preparação dos licenciandos para atuarem em diversos contextos como educadores musicais; e por fim, investigar o apoio curricular disponível para os licenciandos durante sua formação. Esta pesquisa teve a contribuição de quatro licenciandos em Música da UFRN, que contribuíram com entrevistas narrativas contando sobre suas trajetórias de formação musical. Busquei referências que pudessem contribuir para uma melhor compreensão do perfil e das habilidades Multi do professor de Música. Autores como Rauber (2017) e Silva (2018), auxiliam na construção da fundamentação teórica como pioneiros ao tratar do termo “multi-instrumentista”. Para saber um pouco mais sobre a história de vida e formação, tive a contribuição de Gaulke (2017); Josso (2010). Para compreender de forma mais detalhada a formação de professores, busquei autores como Beineke (2004); Beineke, Bellochio, Sebold (2005); Bellochio (2003a); Bellochio (2003b); Cereser (2014); Del Ben (2001); Del Ben (2003); Gaulke (2013) e (2017); Mateiro (2007). Olhando para o lado da formação profissional do educador musical, autores como Pereira (2014) e Del Ben (2003) trazem um olhar crítico à matriz curricular dos cursos de licenciatura do Brasil e auxiliam na fundamentação deste trabalho.  Me aprofundar na trajetória de vida desses licenciandos em Música, especialmente focando na transição para futuros educadores musicais multi-instrumentistas, me fez perceber a riqueza da abordagem de ensino e aprendizagem que carregam consigo. Os desafios e as experiências conquistadas por eles ao longo de sua trajetória, certamente lhe proporcionarão uma compreensão mais completa de sua formação como um todo.

Externa à Instituição - CARLA PEREIRA DOS SANTOS - UFPB
Interno - 1235355 - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA