PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: EMERSON COELHO DE MELO BARBOSA

DISCENTE : EMERSON COELHO DE MELO BARBOSA
DATA : 26/06/2023

ESTUDO PARTICIPATIVO DA ATUAÇÃO DOS PERCUSSIONISTAS NAS CERIMÔNIAS DO MARACATU ESTRELA BRILHANTE DE IGARASSU

Maracatu, Nação, Percussionista, Xangô, Musica.

Este trabalho teve como foco principal investigar a atuação dos percussionistas do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu. A metodologia aplicada perpassou pela realização de um levantamento e sistematização de dados bibliográficos, foram captadas oito entrevistas em formato de audiovisual com brincantes ligados ao Estrela de Igarassu. Também foram entrevistados um bàbálórìsà o bàbálórìsà Tarcísio Torres do Ilé Asè Ègbé Awo, três mestres de maracatu, Mestre Gilmar de Santana Batista do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, o mestre Walter Ferreira de França e mestre Jailson Chacon Viana. Também foram entrevistados cinco percussionistas do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu. A escolha do Bàbálórìsà bem como dos mestres de outras nações se deu com o intuito de obter informações sobre Maracatu de uma perspectiva externa. A escolha dos cinco percussionistas do Estrela Brilhante se deu pela habilidade que todos têm em tocar todos os instrumentos do Baque do Estrela Brilhante de Igarassu. Também foram registrados vídeos de cada entrevistado tocando cada instrumento, tocando caixa, ganzá, bombo e gonguê acompanhando a mesma toada.

Presidente - 1731258 - CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
Interno - 1235355 - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA