PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON OLIVEIRA DE LIMA

DISCENTE : ROBSON OLIVEIRA DE LIMA
DATA : 09/05/2023
LOCAL: Videoconfrência

A CONSTRUÇÃO DA PERFORMANCE DA OBRA “PIÈCE POUR QUENTIN”, DE GEORGES BARBOTEU

Trompa. Construção da performance. Georges Barboteu. Michel Cantin. Nova escola francesa de trompa. Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris.

Esta pesquisa é um estudo sobre a interpretação da música francesa do sec. XX para trompa, focada nas possibilidades de interpretação e da construção da performance da obra, Piece Pour Quentin, do compositor Georges Barboteu. A pesquisa também nos faz entender a motivação e as características trazidas por Barboteu, para a “nova escola francesa de trompa”, bem como elementos e metodologia que favorecem a implementação desta nova maneira de se tocar trompa na França e posteriormente a unificação da maneira europeia de como se tocar. Para a realização dessa pesquisa utilizou-se a metodologia de cunho qualitativo com ênfase na pesquisa bibliográfica, documental e a realização de entrevista com o trompista a qual a obra Piece Pour Quentin foi dedicada. Relacionado a construção da performance da obra, foram pesquisados diversos trabalhos do compositor, dentre eles o que consideramos a maior fonte de pesquisa para a interpretação de seu repertório e de compositores contemporâneos a ele, que são seus métodos “Etudes Classiques Pour Cor” e “Vingt Études Concertantes Pour Cor”. A realização desta pesquisa, foi possível graças ao amplo material deixado pelo compositor pesquisado, e graças a grande quantidade de alunos que foram formados por Barboteu. Entrevistas concedidas por Barboteu a grandes revistas, entrevistas filmadas e principalmente a entrevista do autor da pesquisa com Michel Cantin, trompista a qual foi dedicada o Piece Pour Quentin, foram elementos decisivos na coleta de ferramentas que evidenciam a importante participação de Georges Barboteu na transição da antiga escola francesa de trompa, para a nova escola. Também é possível perceber na fala de todos os seus ex-alunos, o carinho e principalmente o cuidado e bom humor, com que Barboteu lhe dava com o ensino de trompa e na construção da identidade musical e moral de seus alunos. Como resultado da pesquisa, temos que, Barboteu foi uma figura decisiva na transição ao novo conceito de escola francesa de trompa e que para se interpretar o repertório francês para este instrumento, é necessário algo a mais que a boa técnica, durante a pesquisa sobre a construção da performance do Piece Pour Quentin, foi possível constatar que a principal maneira de se pensar na interpretação deste repertório é ter bagagem musical aprofundada, experiencia no meio musical, excelente técnica, intimidade com seu instrumento. E somente assim, teremos o que há de principal na construção da performance para este repertorio, que é o bom gosto. Assim como na língua francesa, que preza por palavras que soem “bonitas” em conjunto com outras na formação de uma frase, os intérpretes de música também pensam que o que houver de ferramentas de conhecimento musical e de mundo, que possam agregar ao belo na música, serão bem-vindos.

Presidente - 1627429 - RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
Interno - 1169086 - RANILSON BEZERRA DE FARIAS