PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: ANDERSON JARDEL BEZERRA DA SILVA

DISCENTE : ANDERSON JARDEL BEZERRA DA SILVA
DATA : 08/02/2023
LOCAL: Videoconferencia

GILBERTO CABRAL: CATALOGAÇÃO DE OBRAS, EDIÇÃO E UMA ABORDAGEM DE ESTUDOS TÉCNICOS DAS OBRAS COLORIDO, SAPOS, SUITE DO RIO GRANDE DO NORTE, MARACATCHATCHU E SAPECA.

Performance. Música popular Brasileira. Trombone na música popular. Listagem de Obras. Obras para trombone no Rio Grande do Norte.

A presente pesquisa partiu de um levantamento de obras do compositor Gilberto Cabral, que resultou ao seu final em uma coleta e listagem de 26 peças para trombone em variadas formações instrumentais, que vêm contribuir para a diversificação e ampliação do repertório trombonístico. Desse universo, foram escolhidas 5 peças que representam por suas características estilísticas o conjunto total da obra. Esse procedimento teve por finalidade identificar trechos de difícil execução técnica e interpretativa e a partir deles propusemos estudos para aquisição de habilidades que permitem ao performer uma execução satisfatória dos trabalhos estudados. Deixamos claro ainda, que as sugestões de estudos estão baseadas em métodos para trombone já existentes. As obras escolhidas foram: Colorido (suíte), Sapos, Suíte do Rio Grande do Norte, Maracatchatchu e Sapeca. Apresentamos também uma biografia do compositor que relata desde sua iniciação musical no estado de Pernambuco até   sua atuação no meio artístico do Rio Grande do Norte, mostrando sua importância e influência em relação também as futuras gerações de instrumentistas. Foram apresentados através das obras aspectos rítmicos e melódicos relacionados às manifestações populares do Rio Grande do Norte, e para discorrermos sobre elas utilizamos vários autores como referencial teórico, entre eles, Cascudo (1984), Costa (2011), Alves (1999). Enfatizamos a importância das obras para o repertório do trombone e a necessidade de conhecer melhor cada uma, visto que estão fundamentadas em uma linguagem de gêneros e ritmos das manifestações populares brasileiras, sendo algumas delas pouco conhecidas pelo público em geral por serem específicas da nossa região. Durante o levantamento inicial das obras, notamos que muitas delas já estavam em formato Finale e Encore e outras em estado físico já estavam se deteriorando, desse modo procedemos com a digitalização em PDF das mesmas para facilitar o acesso a esses materiais, além de contribuir com a sua preservação.

Interno - ***.525.104-** - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA - UFPB
Externo à Instituição - MARCOS FLAVIO AGUIAR
Presidente - 1169086 - RANILSON BEZERRA DE FARIAS
Notícia cadastrada em: 07/02/2023 12:34