PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA LARISSA FIRMINO DE LUNA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA LARISSA FIRMINO DE LUNA
DATA : 15/09/2017
HORA: 10:30
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica
TÍTULO:

O TRABALHO COM CRIATIVIDADE NA PRÁTICA DE PROFESSORES DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE NATAL/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Musical; Criatividade; Professor Criativo


PÁGINAS: 59
RESUMO:

A presente pesquisa teve como objetivo investigar as concepções, motivações e práticas que caracterizam a ação pedagógica de professores que tem a criatividade como processo e objetivo de sua proposta de educação musical dentro do contexto escolar da cidade do Natal/RN. As reflexões que nortearam a investigação estão fundamentadas em autores que abordam os aspectos referentes à criatividade em geral, o indivíduo criativo, o processo de criação (NACHMANOVICTH, 1993; GARDNER, 1996) – incluindo o processo criativo musical –, as motivações envolvidas nesse processo (REEVE, 2006), e a formação e atuação pedagógica do professor criativo (ABRAHÃO, 2015; SCHAFER, 1991). O método de pesquisa escolhido foi o estudo de caso múltiplo, utilizando como ferramentas de coleta de dados o questionário, a observação direta e a entrevista semiestruturada. Na primeira etapa, foram coletados vinte e dois questionários de educadores musicais atuantes da rede de educação básica da cidade do Natal/RN, onde foi possível visualizar o cenário de atuação pedagógica desses profissionais, o que possibilitou a seleção de três deles, para que o estudo fosse aprofundado a partir das suas práticas. A partir daí, oito aulas de cada educador foram observadas, analisando o impacto da prática pedagógico-musical autoral na realidade da sala de aula, e posteriormente, as concepções e relatos dos profissionais foram coletados através das entrevistas. Os resultados apresentam alguns fatores relevantes do processo criativo do professor, a fim de possibilitar a reflexão de que todos tem a condição e a possibilidade de criar, desde que se permita e possua o conhecimento sobre o  processo criativo (NACHMANOVICTH, 1993).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLAUDIA RIBEIRO BELLOCHIO - UFSM
Interno - 784.460.746-72 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ - UFPB
Presidente - 1149577 - VALERIA LAZARO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 05/09/2017 16:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao