PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS FERREIRA PICCOLI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS FERREIRA PICCOLI
DATA : 14/06/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica
TÍTULO:

PLANEJAMENTO DE SESSÕES DE ESTUDO POR ALUNOS VIOLONISTAS: análises e proposições sobre um tema esquecido


PALAVRAS-CHAVES:

Planejamento de Sessões de Estudo. Prática Deliberada. Autorregulação. Aprendizagem. Ensino Conservatorial. Violão.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

O presente trabalho apresenta os resultados parciais da pesquisa “Planejamento de sessões de estudo por alunos violonistas: análises e proposições sobre um tema esquecido”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O material apresentado busca contextualizar o tema e a problemática da pesquisa, apontando os principais aportes teóricos e relatando os resultados parciais. A pesquisa tem como objetivo geral a compreensão da relação entre o planejamento dos hábitos de estudos – mais especificamente dos conteúdos e objetivos a serem trabalhados durante uma sessão de estudo – e o aprendizado da performance. Com base nos conceitos de prática deliberada (ERICSSON; KRAMPE; TESCH-ROMER, 1993), autorregulação (LEON-GUERRERO, 2008) e ensino conservatorial (CERQUEIRA; ZORZAL; ÁVILA, 2012), foi empreendido um estudo de caso, cuja população investigada foi a dos alunos violonistas do curso de Bacharelado em Música da UFRN (N=7), e que partiu da análise dos dados colhidos através da realização de entrevistas com os discentes. Os resultados obtidos até o momento constroem um diagnóstico acerca dos hábitos de estudo da população investigada, e apontam para uma baixa incidência de utilização – por parte dos alunos – de estratégias de planejamento de suas sessões de estudo, sendo observada a adoção de rotinas de prática herdadas do modelo conservatorial, ainda vigente nas universidades brasileiras. Como efeito, foi possível constatar a necessidade de ampliação das discussões a respeito do ensino e aprendizagem da performance entre alunos universitários, sobretudo no que tange aos seus hábitos de estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 350610 - DANILO CESAR GUANAIS DE OLIVEIRA
Presidente - 1301266 - EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
Externo ao Programa - 7350849 - MARCUS ANDRE VARELA VASCONCELOS
Notícia cadastrada em: 24/05/2016 08:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao