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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ LEANDRO SILVA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ LEANDRO SILVA ROCHA
DATA: 18/09/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN
TÍTULO:

APRENDIZAGEM CRIATIVA DE PIANO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA


PALAVRAS-CHAVES:

aprendizagem criativa; piano; formação docente em música.


PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO:

A aprendizagem criativa em música se constitui num assunto amplo, com foco em capturar a perspectiva de alunos e professores sobre processos de aprendizagem em música (BEINEKE, 2008, 2009, 2011, 2012b, 2014, 2015). Apesar do crescimento, nos últimos anos, de publicações relacionadas à aprendizagem criativa na área da Educação Musical, averiguamos que o assunto ainda foi pouco explorado, e apresenta lacunas, quando
relacionado ao ensino e aprendizagem de piano na formação docente em música. Diante disso, este trabalho teve o objetivo de investigar como é possível conduzir a aprendizagem criativa em música, tendo em vista o ensino de piano na formação docente em música. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados foram 1) uma pesquisa bibliográfica, considerando três eixos teóricos, (i) aprendizagem criativa em música, (ii) formação docente em música e ensino e aprendizagem de piano; e 2) uma pesquisa-ação com alunos das disciplinas “Prática de instrumento harmônico I e II (piano)” do curso de Licenciatura em Música da UFRN,
participantes de um experimento músico-didático e com a professora responsável por essas disciplinas. Durante a realização dessa pesquisa-ação, foram efetuadas observações, por meio de um diário de campo, considerando as interações, as vivências e os processos de aprendizagem musical dos alunos, em aulas, recital e no convívio dentro de uma comunidade virtual e para avaliar as ações músico-didáticas desenvolvidas por nós como professor. Além disso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, contendo perguntas abertas, para
capturar as perspectivas dos alunos sobre seu processo de aprendizagem criativa de piano levando em consideração o processo de formação docente em música. Os resultados parciais, atestam a viabilidade e aplicabilidade de algumas ações músico-educativas utilizadas para a condução de processos de aprendizagem criativa de piano na formação docente, tais como atividades envolvendo processos colaborativos de composições, improvisações, arranjos, gravações; abordagens integrando práticas formais e informais em sala de aula; reflexões sobre a interligação de saberes teóricos e práticos, tendo em vista uma formação docente
pautada na criatividade e autonomia; e também contribuições da aprendizagem criativa em música para a aprendizagem de piano para a formação e atuação docente em música.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2553739 - AMELIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
Interno - 784.460.746-72 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ - UFPB
Externo à Instituição - VIVIANE BEINEKE HANTSCHKE - EDESC
Notícia cadastrada em: 18/09/2015 10:24
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