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Banca de DEFESA: MARCUS VINICIUS DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCUS VINICIUS DE FREITAS
DATA: 13/02/2015
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN
TÍTULO:

O TEATRO MUSICAL ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO MEIO ECLESIÁSTICO: RESSIGNIFICANDO O FAZER ARTÍSTICO NA IGREJA BATISTA DA ESPERANÇA, NATAL-RN


PALAVRAS-CHAVES:

Teatro Musical; Música na Igreja; Educação Musical.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO:

As igrejas no Brasil têm demonstrado ser um espaço importante na formação musical de muitos indivíduos. No entanto, percebemos em muitas delas uma postura musical exclusivista e meramente performática, com o argumento de que desejam prestar adoração ao Ser Divino e que, assim, devem oferecer sempre o melhor. Além disso, a cultura do talento e do dom tem se mostrado determinante na seleção de pessoas para as práticas musicais eclesiásticas. O teatro musical, também praticado neste contexto, tem sido realizado com os mesmo princípios. Entendendo que a prática musical deve estar acessível a todos, vimos, através dos estudos de Santa Rosa, 2006 e 2012, o teatro musical, por suas inúmeras possibilidades, como importante ferramenta para o ensino de música nesse contexto, de maneira integradora, motivadora, interdisciplinar e libertadora. Por essa razão este trabalho procurou, por meio de uma pesquisaação, investigar a aplicabilidade do teatro musical enquanto prática pedagógica no contexto da Igreja Batista da Esperança, Natal-RN, verificando o impacto desta experiência para os envolvidos. Para alcançar este objetivo, realizamos a construção de um musical com todos
aqueles que desejassem participar, possuindo ou não experiências musicais prévias. A coleta de dados foi realizada através de diário de campo, entrevistas semiestruturadas com os participantes do elenco e registros de imagens de ensaios e apresentações. As principais temáticas evidenciadas pelos alunos foram, então, categorizadas e devidamente analisadas, o que nos mostrou o quanto o teatro musical pode ser usado como ferramenta pedagógico-musical de modo eficaz também no contexto eclesiástico. Desse modo, pôde ser trazida uma outra concepção do fazer artístico para as igrejas, contribuindo para a inserção de novos partícipes em suas práticas musicais, além de expandir um pouco mais os estudos sobre o teatro musical e a presença da
música nestes espaços, provocando outros estudos futuros. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2553739 - AMELIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
Externo à Instituição - LEILA MIRALVA MARTINS DIAS - UFBA
Interno - 1149577 - VALERIA LAZARO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 10/02/2015 09:19
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