Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA DANTAS DE CARVALHO VILAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA DANTAS DE CARVALHO VILAR
DATA : 22/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTA - https://meet.google.com/pbs-cmhu-syf
TÍTULO:

Recomendações nutricionais baseadas em evidências para manutenção ou restauração do estado nutricional em pacientes com ELA: uma revisão sistemática


PALAVRAS-CHAVES:

esclerose amiotrófica lateral; terapia nutricional; qualidade da assistência à saúde.


PÁGINAS: 15
RESUMO:

Introdução: A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela degeneração dos neurônios motores. As intervenções nutricionais na ELA são essenciais e devem ser baseadas em evidências científicas para influenciar positivamente o estado nutricional, a qualidade de vida e o tempo de sobrevida. Esta revisão sistemática tem como objetivo apresentar uma síntese de recomendações baseadas em evidências para apoiar cuidados nutricionais adequados para pacientes com ELA.

Métodos e análise: A busca foi realizada através do PubMed/MEDLINE, Excerpta Medica Database (Embase), Scopus, SciELO, Web of Science, LILACS, ScienceDirect, Google Scholar e busca manual. Incluímos diretrizes de prática clínica e revisões sistemáticas para responder à questão de pesquisa: Quais são as recomendações nutricionais baseadas em evidências para manter ou restaurar o estado nutricional de pacientes com ELA? Esta revisão sistemática foi desenvolvida pelo Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P). A declaração AGREE II foi utilizada para avaliar a qualidade das evidências e a força das recomendações.

Resultados: A estratégia de busca eletrônica identificou 461 estudos. Destes, 11 foram incluídos nesta revisão (7 diretrizes e 4 revisões sistemáticas). As pontuações gerais do AGREE-II para os estudos incluídos variaram entre 3 e 7. O resumo das recomendações nutricionais foi organizado em cinco tópicos: 1) Disfagia; 2) Energia; 3) Proteína; 4) Suplementação; e 5) Gastrostomia Endoscópica Percutânea (PEG).

Conclusão: Esta revisão resumiu recomendações nutricionais relevantes e atualizadas para manter ou restaurar o estado nutricional de pacientes com ELA, contribuindo para qualidade de vida e tempo de sobrevida. Estas recomendações nutricionais ajudarão os profissionais de saúde e cuidadores na implementação e padronização dos cuidados nutricionais de acordo com a prática baseada em evidências na ELA. Esta revisão servirá de base para a seção de nutrição da primeira diretriz brasileira para cuidado multidisciplinar na ELA.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - PATÍCIA STANICH - UNIFESP
Interna - 1199080 - ANA KATHERINE DA SILVEIRA GONCALVES DE OLIVEIRA
Presidente - ***.582.811-** - JOSE BRANDAO NETO - UFRN
Notícia cadastrada em: 23/02/2024 09:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao