Banca de DEFESA: LIANA LETICIA PAULINO GALVAO

DISCENTE : LIANA LETICIA PAULINO GALVAO
DATA : 14/12/2023
LOCAL: REMOTA - https://meet.google.com/vky-jviw-jsp?hs=122&authuser=2

QUALIDADE DA DIETA E FATORES ASSOCIADOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: resultados do estudo multicêntrico BRAZUCA-covid

Estudo Multicentrico, Alimentação Saudável, Estresse Percebido, Insegurança Alimentar, SARS-CoV-2

Ao entrarem na universidade, os jovens enfrentam diversas transformações que afetam seu estilo de vida. Com isso, o estresse associado a esse período pode influenciar na adoção de hábitos de vida nem sempre adequados. E uma das mudanças mais significativas está relacionada à qualidade da alimentação. Ainda, durante o período pandêmico da COVID-19 e as alterações no estilo de vida dos estudantes com a transição para o ensino remoto e o distanciamento social, podem ter causado alterações nos hábitos alimentares dos estudantes. Assim, avaliar a qualidade da dieta representa assim uma estratégia crucial para obter informações que podem embasar a formulação de políticas de saúde pública, especialmente em um contexto de emergência em saúde, uma vez que possibilita a análise dos diversos elementos que compõem os padrões alimentares dos indivíduos. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar a associação entre a qualidade da dieta dos estudantes universitários com as características sociodemográficas, estado nutricional, insegurança alimentar, duração do sono e estresse percebido no contexto da pandemia de COVID-19. Foi realizado um estudo descritivo, observacional e transversal, com dados coletados entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, através de um formulário online, com alunos de graduação de cinco universidades brasileiras, englobando as cinco regiões do Brasil. O questionário era uma compilação de variáveis socioeconômicas (incluindo raça, renda familiar e mudança de renda durante a pandemia) e ferramentas validadas, como a Escala de Qualidade da Dieta, Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, Escala de Estresse Percebido e a duração do sono, totalizando 108 questões. Participaram da pesquisa 4732 estudantes, com idade mediana de 22 anos, sendo 66,1% do sexo feminino; 37,8% dos estudantes se enquadravam em algum grau de insegurança alimentar, e 74,3% apresentavam uma percepção do estresse elevado. Quanto a qualidade da dieta, 51,9% dos estudantes tinham uma qualidade da dieta boa, contudo 8,6% e 1,3% dos estudantes apresentavam uma qualidade da dieta ruim ou muito ruim, respectivamente. Observamos que houve associação da qualidade da dieta ruim ou muito ruim com o aumento de peso durante a pandemia, a insegurança alimentar e o estresse percebido moderado e elevado dos universitários. O estudo resultou no artigo publicado no periódico “Frontiers in Nutrition” intitulado “Diet quality and associated factors in Brazilian undergraduates during the COVID-19 pandemic”

Presidente - 2646462 - BRUNA LEAL LIMA MACIEL
Externa ao Programa - 2306763 - KARINE CAVALCANTI MAURICIO DE SENA EVANGELISTA - nullExterno à Instituição - SORAIA PINHEIRO MACHADO ARRUDA - UECE
Notícia cadastrada em: 27/11/2023 11:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao