Banca de QUALIFICAÇÃO: JASON AZEVEDO DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JASON AZEVEDO DE MEDEIROS
DATA : 01/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTA - https://meet.google.com/wpk-quqh-ruc
TÍTULO:

Efeito agudo da eletroestimulação transcutânea auricular do nervo vago na função autonômica cardíaca de pessoas vivendo com HIV: Um ensaio clínico randomizado


PALAVRAS-CHAVES:

HIV; Aids; Estimulação do nervo vago; Sistema Nervoso autonômico; Frequência cardíaca


PÁGINAS: 25
RESUMO:

Objetivo:

Avaliar o efeito agudo da estimulação transcutânea auricular do nervo vago (taVNS) na função autonômica cardíaca de pessoas vivendo com HIV.

Desenho:

Ensaio clínico randomizado cruzado e unicego.

Local: laboratório do movimento humano do departamento de educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN/Brasil.

Intervenção: Duas condições contrabalanceadas (taVNS vs Sham) com intervalos de 48h para aplicação. A taVNS foi aplicada na concha cymba da orelha esquerda com parâmetros de estimulação com uma largura de pulso de 500 µs e frequência de 10 Hz e intensidade imposta pelo limiar perceptivo. Já a Sham (controle) na mesma região da orelha esquerda com parâmetros de estimulação em 0.

Participantes: 21 homens vivendo com HIV sob terapia antirretroviral.

Medidas principais: Comparações entre as medidas de frequência cardíaca (FC) e variabilidade da frequência cardíaca (VFC) entre os grupos (taVNS x Sham). Comparações intragrupo para as medidas de FC e VFC ao longo do tempo em relação ao repouso. Interações das medidas de FC e VFC entre as condições (taVNS vs Sham) x tempo.

Resultados: A FC e os índices de VFC não foram diferentes entre as condições (taVNS vs Sham). Ao longo do tempo a FC diminuiu e os índices de VFC aumentaram em ambas as condições, mas não apresentaram interação (condição x tempo).

Conclusão: a taVNS de forma aguda não promoveu efeito na FC e VFC de homens vivendo com HIV durante e após a interrupção da estimulação. Sugere-se que novos protocolos sejam testados com diferentes parâmetros de estimulação buscando verificar a existência de um efeito maior na FC e VFC


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JASON JAGGERS
Externo ao Programa - 1277591 - DANIEL GOMES DA SILVA MACHADO - nullPresidente - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS
Notícia cadastrada em: 14/11/2023 10:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao