Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIANE MEDEIROS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIANE MEDEIROS COSTA
DATA : 17/11/2023
LOCAL: Presencial - Sala de Reunião do DNUT

Consumo de Carne Mecanicamente Separada: Prevalência, perfil do consumidor, ingestão de nutrientes e escolhas alimentares. Um estudo populacional no Brasil.

Produtos Cárneos; Alimentos Ultraprocessados; Indústria de Carnes

Introdução

A carne mecanicamente separada (CMS), amplamente utilizada na indústria alimentícia, difere em composição das carnes frescas, carnes picadas e preparados de carne. No entanto, faltam estudos sobre o consumo de CMS nas populações.

Objetivos

Identificar a frequência e quantidade de consumo de CMS, fatores associados ao seu consumo, ingestão de nutrientes e escolha preferencial de grupos de alimentos entre consumidores de CMS.

Métodos

Estudo observacional, transversal, prospectivo, baseado em amostra probabilística de trabalhadores da indústria, realizado no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Foi utilizado um plano amostral combinado estratificado e em dois estágios. A análise estatística incluiu pesos de pesquisa e correção de população finita. Foram utilizadas regressões lineares logística e múltipla com erros padrão robustos.

Resultados

Participaram do estudo 921 trabalhadores de 33 empresas industriais, com idade média de 38,2±10,7 anos, sendo 55,9% do sexo masculino. Os produtos CMS são consumidos por 28,8% e representam em média 10% da ingestão calórica diária total, e 47,3% das kcal diárias provenientes de produtos ultraprocessados. Idade mais jovem e maior circunferência da cintura estão associadas ao consumo de CMS. Idade mais jovem e menor nível educacional estão associados ao aumento da contribuição de CMS na ingestão total diária de kcal. Os consumidores de CMS apresentam maior consumo de energia, gorduras (ácidos graxos totais, saturados, monoinsaturados e ômega-6), carboidratos e sódio. Seus padrões alimentares são caracterizados pelo menor consumo de alimentos in natura e minimamente processados, como tubérculos e raízes, frutas, carnes brancas e vermelhas e ovos, e maior consumo de alimentos e bebidas ultraprocessados.

Conclusão

A CMS faz parte da dieta de uma parcela considerável da população e está associado a escolhas alimentares que levam ao consumo preferencial de gorduras e sódio e ao aumento do consumo de produtos ultraprocessados. Mais estudos sobre o consumo de CMS são necessários para aumentar a nossa compreensão dos efeitos nutricionais e de saúde deste produto alimentar na população

Presidente - ***.739.184-** - ANTONIO MANUEL GOUVEIA DE OLIVEIRA - ULISBOA
Externa ao Programa - 2315640 - MARCIA MARILIA GOMES DANTAS LOPES - UFRNExterna ao Programa - 2275877 - THAIS SOUZA PASSOS - UFRN