Banca de DEFESA: RAFAELA NAYARA DA COSTA PELONHA

DISCENTE : RAFAELA NAYARA DA COSTA PELONHA
DATA : 29/09/2023
LOCAL: REMOTA - https://meet.google.com/jkp-gcrd-xoz

HABILIDADES CULINÁRIAS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: EXISTE UMA ASSOCIAÇÃO COM O SOBREPESO E A OBESIDADE?

habilidades culinárias, Covid-19, estudantes universitários

Habilidades culinárias (HC) são definidas como a confiança, a atitude e a aplicação do conhecimento individual para realizar tarefas culinárias. Desenvolver essas habilidades pode melhorar a qualidade da dieta, pois cozinhar em casa pode incentivar o consumo de vegetais e reduzir o uso de alimentos ultraprocessados, o que pode resultar em benefícios ao estado nutricional. Estudantes universitários são confrontados com a dificuldade em equilibrar as atividades acadêmicas, os estudos, a vida social e o trabalho, apresentando pouco tempo a ser dedicado à culinária. É comum nesse período da vida o consumo elevado de alimentos ultraprocessados, o qual pode estar relacionado com baixos níveis de HC e com o surgimento de sobrepeso/obesidade, como observado em alguns estudos. Portanto, pode-se sugerir que o desenvolvimento das HC nessa população torna-se essencial como uma medida de promoção de saúde. Este estudo teve como objetivo analisar a associação entre as HC e o sobrepeso/obesidade em universitários. A metodologia consistiu em estudo descritivo, observacional e transversal, com dados coletados entre outubro/2020 e março/2021 através de um formulário online, com alunos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a caracterização sociodemográfica, foi aplicado um questionário de 15 questões e para a caracterização das HC foi aplicado o Questionário Brasileiro de Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável (QBHC) com 7 escalas. Regressões logísticas foram usadas para avaliar as associações de HC com sobrepeso e obesidade. Participaram da pesquisa 822 estudantes, sendo 70,3% do sexo feminino; com idade mediana de 23 anos; 43,6% estavam com excesso de peso enquanto 56,4% estavam sem excesso de peso. Quanto às HC, 0,6% apresentaram baixa HC, 33,4% apresentaram média HC e 65,9% apresentaram alta HC. O sobrepeso e a obesidade estavam significativamente associados a baixos níveis das escalas de HC como a “autoeficácia culinária” e a “autoeficácia no uso de frutas, legumes, verduras e temperos” na análise bivariada. As regressões logísticas demonstraram que morar com outras pessoas e comer fora de casa estavam associados a maiores chances de sobrepeso e obesidade. Compartilhar a responsabilidade na preparação das refeições e uma alta “autoeficácia no uso de frutas, legumes, verduras e temperos” estavam associados a menores chances de sobrepeso/obesidade. Sendo assim, os resultados sugerem que as HC podem ser exploradas em programas educacionais visando a redução do sobrepeso/obesidade desses alunos ao melhorar a qualidade da alimentação. O estudo resultou no artigo publicado no periódico “Nutrients” intitulado “Low cooking skills are associated with overweight and obesity in undergraduates”.

Externo à Instituição - ALANDERSON ALVES RAMALHO - UFAC
Presidente - 2646462 - BRUNA LEAL LIMA MACIEL