Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO FELIPE LOPES CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO FELIPE LOPES CAVALCANTE
DATA : 22/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTA - https://meet.google.com/mxj-csbw-jkk
TÍTULO:

DEZ SESSÕES DA ETCC ANÓDICA SOBRE O CÓRTEX MOTOR MELHORAM A DOR NA ARTRITE CRÔNICA DEVIDO A CHIKUNGUNYA: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO


PALAVRAS-CHAVES:

Neuromodulação, dor crônica, arbovírus, estimulação cerebral não-invasiva.

 


PÁGINAS: 14
RESUMO:

Introdução: O vírus Chikungunya (CHIKV) é um patógeno globalmente prevalente que causa surtos em regiões tropicais. A dor crônica é o principal sintoma relatado e está associada à diminuição da mobilidade e incapacidade. A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) surge como uma nova ferramenta terapêutica para a artralgia crônica por CHIKV.

Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de dez sessões consecutivas de ETCC anódica na dor (desfecho primário) em pacientes com artralgia crônica por CHIKV. Os resultados secundários incluíram estado funcional, qualidade de vida e humor.

Métodos: Neste estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, 30 pacientes com artralgia crônica por CHIKV foram aleatoriamente elegidos para receber ETCC ativa (n=15) ou simulada (n=15). O grupo ativo recebeu dez sessões consecutivas de tDCS no M1 usando a montagem C3/Fp2 (2 mA por 20 min). Escala Visual Analógica de Dor (EVA), Health Assessment Questionnaire (HAQ), Short-Form 36 Health Survey (SF-36), Pain Catastrophizing Scale, Hamilton Anxiety Scale (HAS), timed up and go (TUG) test, lumbar dynamometry, 30-s arm curl, and 2-min step test foi avaliado no início, no dia 10 e em dois outros dias de reavaliação após o tratamento.

Resultados: Encontrou-se interação significativa entre grupo e tempo de dor (p=0,03) com interação significativa de tempo (p=0,0001). Uma tendência à interação entre tempo e grupo foi encontrada para o HAQ (p=0,06). O teste do degrau de 2 minutos não mostra interação significativa entre tempo e grupo (0,18), mas os grupos diferem significativamente no dia 10 (p=0,01), primeiro acompanhamento (p=0,01) e segundo acompanhamento (p =0,03). Houve uma melhora no SF-36, mas nenhuma diferença significativa pôde ser demonstrada. Não houve melhora significativa na saúde mental e nos testes físicos.

Conclusão: tDCS pode ser uma intervenção promissora para reduzir a dor em pacientes com artralgia crônica por CHIKV. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar essas descobertas e explorar potenciais benefícios a longo prazo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2646619 - RODRIGO PEGADO DE ABREU FREITAS
Externa ao Programa - 2613606 - SANDRA CRISTINA DE ANDRADE - nullExterna ao Programa - 2319151 - TATIANA SOUZA RIBEIRO - null
Notícia cadastrada em: 29/08/2023 15:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao