Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA NAYARA DA COSTA PELONHA

DISCENTE : RAFAELA NAYARA DA COSTA PELONHA
DATA : 01/09/2023
LOCAL: REMOTA - https://meet.google.com/xxz-btzf-ppf

BAIXAS HABILIDADES CULINÁRIAS ESTÃO ASSOCIADAS COM SOBREPESO E OBESIDADE EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Habilidades culinárias, covid-19, estudantes de graduação

As habilidades culinárias são definidas como a confiança, a atitude e a aplicação do conhecimento individual para realizar tarefas culinárias e seu desenvolvimento pode estar associado a uma melhor qualidade da dieta e a um melhor estado de saúde. Este estudo teve como objetivo analisar a associação entre habilidades culinárias, sobrepeso e obesidade em universitários. É um estudo descritivo, observacional e transversal, com dados coletados entre outubro de 2020 e março de 2021, com alunos de graduação (n=823) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os participantes responderam de forma online ao Questionário Brasileiro de Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável (BCSQ), incluindo informações socioeconômicas. Regressões logísticas foram usadas para avaliar as associações de habilidades culinárias com sobrepeso e obesidade. Do total de alunos, 70,8% eram do sexo feminino, com idade mediana de 23 (21 – 30) anos; 43,6% apresentavam sobrepeso ou obesidade, 48,8% eram eutróficos e 7,7% estavam com magreza. O sobrepeso e a obesidade associaram-se significativamente com baixos níveis de autoeficácia culinária e autoeficácia no uso de frutas, verduras e temperos na análise bivariada. As regressões logísticas mostraram que morar com outras pessoas e comer fora foram associados a mais chances de sobrepeso e obesidade. Compartilhar a responsabilidade no preparo das refeições e alta autoeficácia no uso de frutas, verduras e temperos estiveram associados a menores chances de sobrepeso/obesidade. No geral, nosso estudo mostrou que o sobrepeso e a obesidade estiveram associados a construtos de habilidades culinárias mais baixas nos universitários estudados. Portanto, o estudo demonstra que as habilidades culinárias podem ser exploradas em programas educacionais visando a redução do sobrepeso/obesidade desses alunos.

Externa à Instituição - THANISE SABRINA SOUZA SANTOS - USP
Presidente - 2646462 - BRUNA LEAL LIMA MACIEL