Banca de DEFESA: ANDREZZA KARINE ARAÚJO DE MEDEIROS PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDREZZA KARINE ARAÚJO DE MEDEIROS PEREIRA
DATA : 21/08/2023
LOCAL: DEFESA REMOTA - https://meet.google.com/woq-pbiy-krj

IMPLICAÇÕES DOS PROJETOS PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE NA INDUÇÃO E FORTALECIMENTO DA INTERPROFISSIONALIDADE NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO EM SAÚDE

Educação Interprofissional; Políticas Públicas; Educação; Universidades; Trabalho; Atenção Primária à Saúde.

A educação interprofissional em saúde (EIP) pode contribuir na formação de profissionais de saúde mais aptos à colaboração e centrados nas necessidades de saúde das populações. No Brasil, políticas e estratégias foram formuladas nas últimas décadas, com o objetivo de impactar de forma positiva na formação em saúde e na melhoria da qualidade da atenção, a exemplo do PET-Saúde. Este estudo objetivou analisar projetos, relatórios e instrumentos gerados pelos projetos PET-Saúde Interprofissionalidade e suas implicações na indução e fortalecimento da interprofissionalidade na formação e no trabalho em saúde. Trata-se de estudo de natureza descritivo-exploratório, integrante do projeto “Evidências Científicas sobre as implicações do PET-Saúde Interprofissionalidade na formação em saúde”. Utilizou-se o delineamento da pesquisa documental e um estudo descritivo, que conjugou métodos de abordagem qualitativa e quantitativa. Entre março e maio de 2021 analisou-se os relatórios parciais de seis e doze meses de execução dos 120 Projetos PET-Saúde Interprofissionalidade. Os aspectos que interferem na adoção e fortalecimento da interprofissionalidade na formação e no trabalho em saúde e recomendações futuras foram organizados nas dimensões relacionais, processual, organizacional e contextual. Entre julho e setembro de 2021 foram analisados 143 planos de iniciativas de EIP de diferentes projetos PET-Saúde Interprofissionalidade. A maioria dos planos citaram metodologias e cenários poderosos para EIP, mas não detalharam essas estratégias em relação ao desenvolvimento de competências interprofissionais. A avaliação da aprendizagem e das iniciativas de EIP precisam ser aprofundados. Entre novembro de 2021 a fevereiro de 2022, foram analisados os 120 projetos aprovados e preenchidos por meio eletrônico no FormSUS. A problemática mais citada como justificativa para fortalecer a interprofissionalidade foi a escassez de formalização da EIP nos currículos. Na quarta etapa da investigação foram analisados os formulários de avaliação online respondidos pelos participantes do Curso de Atualização em Desenvolvimento Docente para EIP. O curso foi uma estratégia importante para a sustentabilidade de programas de EIP no país, possibilitando aumento de lideranças institucionais qualificadas para liderar e apoiar planos de EIP. O formato online e com mediação de tutores representou uma estratégia potente. O PET-Saúde Interprofissionalidade representa um esforço brasileiro para qualificar a EIP e a PC, para impulsionar lideranças que apoie esse fortalecimento e para fortalecer as evidências científicas em torno da interprofissionalidade, capilarizando experiências interprofissionais em todas as regiões do país e envolvendo 6.369 pessoas. A articulação ensino-serviço-comunidade enquanto eixo basilar do PET-Saúde Interprofissionalidade, representa uma potente estratégia para inserção precoce de estudantes de diferentes profissões na APS e comunidades, possibilitando a aprendizagem interprofissional em cenários reais do trabalho em saúde.

Externo à Instituição - Cristiano Gil Regis - UFAC
Externo ao Programa - 3050287 - EUDES EULER DE SOUZA LUCENA - nullExterna à Instituição - JAQUELINE ALCÂNTARA MARCELINO DA SILVA - UFSCAR
Externo ao Programa - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA - nullExterna ao Programa - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR - null
Notícia cadastrada em: 01/08/2023 14:14