Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KARLA BEZERRA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA KARLA BEZERRA LOPES
DATA : 01/08/2023
HORA: 09:30
LOCAL: REMOTA - https://meet.google.com/qjo-odhe-ovz
TÍTULO:

ANÁLISE TEMPORAL DA INFORMAÇÃO DE SÍFILIS EM GESTANTE E CONGÊNITA NO BRASIL (2007-2020): UM ESTUDO DA COMPLETUDE E OPORTUNIDADE DE NOTIFICAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Qualidade dos dados; sistemas de informação; gestantes; sífilis congênita; cuidado pré-natal


PÁGINAS: 32
RESUMO:

Apesar da descoberta da cura da sífilis no final dos anos 30, ainda representa um sério problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Além da notória importância de notificar os casos, a avaliação da qualidade da informação é indispensável para subsidiar as políticas públicas relacionadas ao enfrentamento da doença. Dessa maneira, o estudo teve como objetivo analisar a qualidade da base de dados de sífilis em gestante e sífilis congênita, no período de 2007 a 2020, segundo a completude dos dados e oportunidade de notificação. Para tanto, realizou-se uma série temporal com análise de tendência que avaliou a qualidade das notificações sobre sífilis em gestante e congênita, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), para o Brasil e suas regiões, entre 2007 e 2020. Para análise de completude, foram selecionados 19 campos da ficha de sífilis congênita e 9 na de sífilis em gestante. Os campos foram considerados completos quando preenchidos com as informações solicitadas. Campos preenchidos como “ignorado”, deixados em branco pelo profissional responsável pelo preenchimento ou pelo digitador foram considerados incompletos. A completude foi classificada segundo o escore recomendado pela Coordenação Nacional do SINAN: excelente - acima de 90%; regular - 70 a 89%; ruim - abaixo de 70%. Para análise de tendência do preenchimento dos campos que compõem as fichas de notificação, foi empregada regressão Joinpoint. Esse modelo permitiu analisar tendências temporais, avaliando se, em alguns pontos de inflexão do modelo log-linear (joinpoints), existiram alterações do padrão de tendência observado. A oportunidade de notificação indicou a velocidade de obtenção da informação para ação, no caso, conhecimento do caso e notificação no SINAN. Entre os campos da ficha de notificação de sífilis congênita, apenas um não apresentou resultados significativos. Entre os 18 restantes, no período estudado, observou-se uma tendência de aumento da completude em 13 campos. Entre as regiões, a Sudeste apresentou as maiores médias de mudança percentual anual. Na ficha de notificação de sífilis em gestantes, por sua vez, todos os 9 campos apresentaram tendência significativa do aumento da completude ao longo do período estudado. Sendo a região Sudeste com maiores tendências de preenchimento dos campos selecionados.

A oportunidade de notificação dos casos de sífilis congênita apresentou uma redução significativa das médias de dias entre o diagnóstico e a notificação em todo o período analisado (AAPC = -2,8573). Nos casos de sífilis em gestante, por sua vez, observou-se uma redução entre 2010 e 2020 (APC = -3,2621).

Diante do exposto, conclui-se que a qualidade da informação dos dados sobre sífilis congênita e em gestante no Brasil melhorou entre 2007 e 2020. Além da redução do tempo entre o diagnóstico e a notificação dos casos. O que refletem em políticas públicas mais assertivas no enfrentamento do agravo e na melhoria da atenção ao pré-natal.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2305247 - ISABELLE RIBEIRO BARBOSA MIRABAL - nullInterno - 277398 - KENIO COSTA DE LIMA
Externa ao Programa - 1674688 - TATYANA MARIA SILVA DE SOUZA ROSENDO - null
Notícia cadastrada em: 16/07/2023 00:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao