Banca de DEFESA: GEORGE HARISSON FELINTO SAMPAIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEORGE HARISSON FELINTO SAMPAIO
DATA : 25/04/2023
LOCAL: REMOTA - https://meet.google.com/icn-wihg-yjw

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA DOENÇA DE CHAGAS AGUDA NO NORTE DO BRASIL E AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ENTOMOLÓGICA DE VETORES DO Trypanosoma cruzi EM ÁREAS DO NORDESTE  BRASILEIRO.

Trypanosoma cruzi; Triatomineos; Transmissão Oral; Estudo Retrospectivo; Saúde Pública

Introdução: A disseminação da infecção por Trypanosoma cruzi está diretamente relacionada à sua forma de transmissão e as ações de controle primordiais são aquelas que impeçam ou dificultem o contato do parasito com os seres humanos e animais domésticos. Portanto, torna-se essencial o entendimento das características socioepidemiológicas de cada região, para que seja estabelecida medidas específicas a cada ciclo de transmissão do parasito.

Objetivo: Determinar o perfil epidemiológico de indivíduos com suspeita de doença de Chagas aguda no Norte do Brasil e avaliar o controle entomológico dos vetores de T. cruzi em área endêmica do estado do Rio Grande do Norte (RN). Métodos: O perfil epidemiológico de indivíduos com suspeita de doença de Chagas aguda (DCA) foi avaliado no município de Breves, estado do Pará (PA), Brasil. Os dados obtidos pela Secretaria Municipal de Saúde foram utilizados no período de 2007 a 2017 e analisados por meio de estatística descritiva simples. A análise de dados entomológicos foi realizada na mesorregião Agreste do estado do Rio Grande do Norte referente ao período de 2005 a 2015 e disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN. A avaliação das atividades foi realizada por meio da busca ativa de triatomíneos nas unidades habitacionais e do controle químico dessas moradias infestadas. A análise quantitativa de unidades domiciliares pesquisadas sobre os indicadores entomológicos foi realizada com o teste de regressão linear de efeitos aleatórios (p<0,05).

Resultados: A análise do perfil epidemiológico de indivíduos com suspeita de DCA no município de Breves, PA, demonstrou que a maioria deles era do sexo masculino (54,7%-145/265), com faixa etária entre 10 a 19 anos (23%-61/265), baixo nível de escolaridade (74,4%-197/265) e residentes na zona rural (58,9%- 156/265). Um total de 265 indivíduos foi notificado como casos suspeitos para DCA, dos quais 64,1% (170/265) tiveram confirmação laboratorial para a infecção chagásica. A principal via de transmissão do T. cruzi foi a oral (98,1%- 260/265), provavelmente por meio do consumo de alimento contaminado com formas viáveis do parasito. Essa via de contaminação ocorreu principalmente no ambiente domiciliar (96,2%-255/265) com maior incidência entre os meses de agosto a dezembro. No período de 2005 a 2015, 92.156 unidades domiciliares foram investigadas na mesorregião agreste do RN e a presença de triatomíneos foi registrada em 4.639 (5%). Apenas 53,1% (2.463/4.639) das unidades domiciliares infestadas foram submetidas ao controle químico. Além disso, houve diminuição da quantidade total de unidades pesquisadas ao longo do período associada ao aumento no índice de colonização intradomiciliar (p = 0.004). Um total de 4.653 espécimes de triatomíneos foram capturadas e as espécies registradas foram Triatoma pseudomaculata (n = 1.775), Triatoma brasiliensis (n = 1.569), Rhodnius nasutus (n = 741) e Panstrongylus lutzi (n = 568), com índice total.de infecção natural por T. cruzi de 2,2% (90/4.104). Conclusões: Os resultados demonstraram que a transmissão oral do T. cruzi tem se tornado cada vez mais elevada na região Norte do Brasil, evidenciando a necessidade de implementar ações dirigidas à educação em saúde como estratégias para garantir a melhoria das práticas de manipulação de alimentos in natura. Além disso, identificamos que a vigilância entomológica na mesorregião Agreste do estado do RN tem sido descontinuada e, os dados sinalizam para políticas públicas mais efetivas e contínuas, principalmente em relação ao controle químico de vetores para evitar a exposição de animais domésticos e seres humano ao risco de adquirir a infecção por T. cruzi.

Externa ao Programa - 1375489 - ANA CLAUDIA GALVAO FREIRE GOUVEIA - nullExterna à Instituição - ANA MARIA DE CASTRO - UFG
Presidente - ***.985.294-** - LUCIA MARIA DA CUNHA GALVAO - UFRN
Externa ao Programa - 3270997 - NATHALIE DE SENA PEREIRA - nullExterno à Instituição - RITA DE CASSIA MOREIRA DE SOUSA - FIOCRUZ-MG
Notícia cadastrada em: 14/04/2023 22:20