Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE GUEDES VERAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE GUEDES VERAS
DATA : 10/02/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões da Direção da EAJ
TÍTULO:

EFEITO DE RAÇÕES ENRIQUECIDAS COM ÓLEO DE COCO E ÓLEO DE CANOLA NO DESEMPENHO E PERFIL LIPÍDICO DA CARNE DE CODORNAS EUROPEIAS (Coturnix coturnix coturnix)


PALAVRAS-CHAVES:

Enriquecimento da carne. Óleo de coco. Ácidos graxos. Ômegas


PÁGINAS: 58
RESUMO:

Avanços nas pesquisas inovam tecnologias de produção dando ênfase em programas de alimentação associados à saúde e ao bem-estar animal e como consequência a obtenção de um produto final com valores nutricionais de qualidade com melhores proporções de ácidos graxos poli-insaturados e tocoferóis totais, que beneficiam a saúde humana. A nutrição animal tem forte influência, uma vez que as formulações de rações tendem a promover a inclusão de alimentos que possam a vim melhorar em quantidade e qualidade o desempenho do animal influenciando a composição da carne principalmente em termos de ácidos graxos, evitando efeitos colaterais como alergias e doenças degenerativas. As gorduras estão usualmente presentes nas formulações de rações avícolas na forma de óleos vegetais ou mistura (blends) de gordura vegetal e animal e que podem ser oriundas de diversas fontes, incluindo os óleos oriundos do beneficiamento de oleaginosas (soja, girassol, amendoim e linhaça, por exemplo). Estes são utilizados nas dietas dependendo da disponibilidade e custo, além de incrementar a concentração de energia. O óleo de canola é comumente utilizado na culinária, é rico em dois ácidos graxos importantes: o ácido α-linolênico (ALA) e o ácido linoleico. O ácido α-linolênico é um dos mais importantes ácidos ômega-3 e possui a capacidade de converter-se em outros dois importantes ácidos graxos ômega-3: EPA e o DHA, já o ácido linoleico (ácido graxo ômega-6) é útil para o tratamento de diversas condições de saúde, incluindo diabetes. Rico também em vitamina E a qual é essencial para o corpo humano e para os animais, pois no caso de aves principalmente em galinhas poedeiras a mesma ajuda na coloração da gema do ovo. O óleo de coco é composto por ácidos graxos saturados (mais de 80%, capróico, caprílico, cáprico, láurico, mirístico, palmítico e esteárico) e ácidos graxos insaturados (oléico e linoléico) além da presença de vitamina E é de fácil digestibilidade e absorção, reduz o acúmulo de gordura no corpo. Desta forma podemos notar quão é importante a utilização do óleos vegetais na alimentação para aves, uma vez que estes são fontes ricas em ômega 3, 6 e 9, importantes para alimentação humana e que ajuda nos níveis constante de colesterol no organismo, melhorando a qualidade do produto com consequências benéficas na saúde do consumidor.  Desta forma objetivou-se a realização desta pesquisa avaliar o efeito do enriquecimento das rações com óleo de coco bruto e óleo de canola para codornas europeias no período de 8 – 42 dias de idade sobre o seu desempenho (peso vivo, consumo de ração, ganho de peso e conversão alimentar), rendimento de carcaça e perfil lipídico da carne.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1605626 - ELISANIE NEIVA MAGALHAES TEIXEIRA
Externo ao Programa - 1323030 - JANETE GOUVEIA DE SOUZA
Interno - 2793246 - JOSE APARECIDO MOREIRA
Notícia cadastrada em: 31/01/2017 10:49
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa20-producao.info.ufrn.br.sigaa20-producao