Apresentação

 O Programa de Pós-Graduação em Produção Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em associação ampla com a Universidade Federal do Semiárido (UFERSA) teve seu início em 2009, em nível de mestrado e passou pela primeira avaliação no triênio 2010-2012, alcançando conceito 3. O PPGPA é pioneiro na área de Pós-Graduação em Zootecnia no estado do Rio Grande do Norte, o que o torna fundamental para solucionar problemas demandados pela sociedade local e regional, bem como para impulsionar o desenvolvimento da área no Rio Grande do Norte e na Região Nordeste como um todo, projetando-os dessa forma nos cenários nacional e internacional.


O PPGPA vem sendo avaliado em sua estrutura acadêmica e sistematicamente redirecionado para atender as necessidades atuais e futuras da produção animal, e tem por objetivo a formação de uma massa crítica de recursos humanos, altamente qualificada, habilitada e capaz de desenvolver projetos que visem solucionar os problemas da área zootécnica. O PPGPA tem contribuído de maneira marcante na formação de profissionais qualificados para pesquisa e docência, com egressos que hoje ocupam lugares de destaque em instituições públicas e privadas do setor agropecuário do país, além daqueles que ingressaram em programas de formação em nível de doutorado.


 No Estado do Rio Grande do Norte, a agricultura é de fundamental importância e contribui de modo significativo com a economia desta unidade da Federação. A agropecuária do estado expandiu-se nas últimas décadas e requer formação de mão de obra especializada, além de pesquisas com intuito de gerar novas tecnologias aplicadas a realidade do Estado. De acordo com o IBGE (2011) o RN tem um efetivo de 1.047.797 bovinos, 2.547 bubalinos, 45.100 equinos, 20.997 muares, 51.448 asininos, 587.096 ovinos, 406.616 caprinos, 193.187 suínos, 2.780.284 frangos, frangas, pintos e galos, 2.161.643 galinhas, 53.422 codornas e 624 coelhos. Nesse contexto, temos a convicção que o fortalecimento do Curso de Pós-Graduação em Produção Animal em Associação ampla entre a UFRN e UFERSA irá ampliar os seus horizontes na resolução de problemas que afetam a produção animal no Estado do Rio Grande do Norte, promovendo o crescimento desta atividade.
Tendo como propósito a abertura de um Curso de Doutorado, o nosso quadro de professores vem passando por avaliação constante, em 2014 realizamos a reestruturação do programa onde vários professores foram descredenciados, mas permanecendo no Programa até o término da orientação.  Em 2016 lançamos um edital visando o recredenciamento de docentes e o credenciamento de novos professores. Atribuímos como critério para o descredenciamento o total de 280 pontos no quadriênio e para o credenciamento de novos professores o total de 400 pontos.


No momento do lançamento do edital a pontuação média do grupo era de 428 pontos, o equivalente A1=1,10, equivalente dissertação/ano= 0,94 e o tempo médio de titulação igual 25,89 meses.


 


 


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - STELA ANTAS URBANO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - JOAO VIRGINIO EMERENCIANO NETO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao