Banca de DEFESA: ANDERSONN HENRIQUE SIMOES DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDERSONN HENRIQUE SIMOES DE ARAUJO
DATA : 21/03/2024
LOCAL: CCHLA

A SALVAÇÃO CULTURAL NO ENSINO DE MÚSICA EM PROJETOS SOCIAIS

Sociologia da Música, ONG, ensino de música em projetos sociais, tipos ideais, retratos sociológicos, Sociologia da Cultura e da Arte.

Paisagens urbanas frequentemente refletem a desigualdade socioeconômica presente em grandes centros, exacerbada pela presença de cartéis de drogas que exploram crianças e adolescentes, agravando ainda mais as disparidades sociais. Enquanto isso, políticas públicas buscam promover transformações que muitas vezes inadvertidamente intensificam os desafios sociais. Nesse cenário, destacam-se iniciativas notáveis, como as orquestras infantis e juvenis nesses locais de perigo, como a do Projeto Ilha de Música na Comunidade da África, em Natal. Fundada em 2006, a Ilha de Música surgiu como uma iniciativa para enfrentar esse cenário através de ações educativo-musicais. A partir desse contexto, esta tese objetiva compreender a dinâmica da Salvação Cultural, S.C, presente nas vivências musicais no referido projeto. A Cultura herda da religião aspectos da S.C. presente historicamente na vida das pessoas que moram na região da foz do Rio Potengi, onde se localiza a Ilha de Música. Baseada na discussão sobre Cultura, foi elaborado o tipo ideal de “Salvação Cultural” como instrumento de aproximação e interpretação das experiências musicais. Pesquisou-se como a S.C. fez parte da experiência formativa de um modo de vida social e manifestou-se nas atividades vinculadas aos processos de aprendizagem musical durante o percurso de vida dos (ex)participantes do Projeto. Como campo teórico, foram utilizadas referências nas áreas das Ciências Sociais e da Sociologia da Educação Musical. Elaborou-se um "Tipo Ideal" weberiano, denominado de "Salvação Cultural", que foi utilizado para a compreensão e interpretação dos dados produzidos por meio de entrevistas, atividades de campo e pesquisa etnográfica junto a ex-alunos, professores e moradores da Comunidade da África. A investigação revelou que o surgimento da Salvação Cultural dependia de duas condições: materiais e culturais (kultur). Em relação às condições materiais, estudou-se os processos e as repercussões da colonização nas terras norte-rio-grandenses, que marginalizaram os descendentes de afro-ameríndios e os deixaram em vulnerabilidade. Esse processo histórico contribuiu significativamente para o desfavorecimento socioeconômico da população que residia na Comunidade da África. Quanto à condição cultural, examinou-se a influência da herança religiosa na cultura que se manifestava em três elementos significativos na Educação Musical: O Véu Metafísico do Poder da Música que compreendeu a percepção desta como uma força transcendental. A Ordem Ritualística que propunha uma abordagem estruturada para práticas musicais. A Transformação que destacava a crença na capacidade da Música de conduzir transformações pessoais e sociais. Com esses elementos definidos, procedeu-se à interpretação dos retratos sociais de ex-alunos de projetos sociais. A interpretação dos dados levou à formulação de três arquétipos que influenciaram significativamente a abordagem diária à educação musical na Ilha de Música: os desviados/perdidos, os encantados e os presentes. Esses arquétipos serviram como pontos fundamentais para entender as dinâmicas e nuances da Educação Musical no contexto da Ilha de Música, lançando luz sobre as diversas perspectivas e experiências de ex-alunos, parentes de alunos e pessoas da Comunidade da África e suas relações com a Música.

Presidente - 1693229 - GILMAR SANTANA
Interna - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Interna - 1117908 - MARIA LUCIA BASTOS ALVES
Externa à Instituição - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE