Banca de DEFESA: JOSÉ RODRIGUES JAMBA SEGUNDA

DISCENTE : JOSÉ RODRIGUES JAMBA SEGUNDA
DATA : 18/03/2024
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)

DESIGUALDADES SOCIAIS: Uma das Principais Causas e Consequências da Vulnerabilidade Socioeconômica dos Jovens em Luanda-Angola

Estado e Sociedade; Desigualdades sociais; Juventude; Angola.

O presente trabalho tem como objetivo compreender as desigualdades sociais em Luanda (Angola), com um recorte específico nos dramas e sofrimentos vividos por jovens angolanos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Diante a estes fenômenos o Estado tem o poder de criar políticas estratégicas ao combate a estes problemas sociais que a muito tem levado várias famílias em situações de extrema pobreza, ainda mais, Angola que é um país subdesenvolvido e com desafios complexos que caminha lentamente em pró do desenvolvimento econômico e social bem como da transparência pública ideal e de uma democracia mais consolidada. Dito isso, é fundamental trazer temáticas sociológicas para nos ajudar a compreender os desdobramentos, as trajetórias e perspectivas dessa área uma vez que elas estão diretamente ligadas a todos nós os cidadãos independentemente da raça, sexo, religião ou escolaridade. Para alcançarmos os nossos objetivos e o problema da pesquisa apresentada na investigação, foi realizado o uso do método qualitativo através tanto de pesquisas bibliográficas, e de campo, como também de entrevistas face a face. Além disso, a abordagem metodológica irá se apoiar no método compreensivo a fim de analisar os significados subjetivos de experiências vividas de jovens angolanos em situação de desigualdade social. A investigação empírica dos dramas e sofrimentos dos jovens angolanos, realizou-se por base de entrevistas, estudos integrantes e observação de arquivos relevantes. Foram escolhidos jovens de diferentes situações sociais e econômicas para se fazerem presentes na pesquisa. Os interlocutores no decorrer das entrevistas foram convidados a exprimirem a respeito dos desafios, dificuldades, vivências e de suas histórias. No qual foram levantadas temáticas relacionadas ao desemprego, falta de oportunidades, carências de faltas de formação profissional, criminalidade, rejeição e a questão da pressão social. Pontua-se que um dos principais resultados encontrados do estudo empírico é o aumento da taxa de desemprego, e extrema pobreza entre os jovens angolanos na capital-Luanda, principalmente das zonas periféricas, na falta de acesso à educação, saúde, serviços essenciais, marginalização, exclusão social e violências. No qual vários desses jovens participantes evidenciam encontrar-se em situação de abandono, desiludidos, imotivados e excluídos na sociedade e que não se revejam diante as políticas públicas e sociais implementados pelo governo angolano para melhoria de vida, especialmente para os jovens angolanos, que reivindicam sobre as insuficiências de programas sociais e projetos que atendessem os adolescentes e os jovens. Entende-se que é necessário que se crie políticas estratégicas para implementação de políticas públicas adequadas, a fim de diminuir ou combater as assimetrias sociais e proporcionando a inserção dos jovens na comunidade. E é necessário que essas políticas sejam aplicadas para que os jovens consigam demonstrar ou lidar com os seus dramas e sofrimentos.

Presidente - 1081965 - CARLOS EDUARDO FREITAS MORAIS
Interno - 1031057 - LUCAS TRINDADE DA SILVA
Externo à Instituição - PAULO GOMES VAZ - UNILAB
Notícia cadastrada em: 08/03/2024 21:33