Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA LUNA DA COSTA FREIRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBERTA LUNA DA COSTA FREIRE
DATA : 11/03/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)
TÍTULO:

TEMPO DO DESASSOSSEGO: a impostura diagnóstica e o sujeito (des)qualificado


PALAVRAS-CHAVES:

TDAH; Tempo; DSM; Neoliberalismo.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

Este projeto de qualificação tem como ponto de partida achados sobre o transtorno TDAH, por meio de pesquisa psicanalítica em minha experiência clínica. Observei um número relevante de diagnóstico desse transtorno nos último 30 anos configurando-se como um transtorno paradigmático e representativo do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), o qual foi criado em 1950, passando por várias revisões ao longo do tempo e atualmente está na sua quinta versão. Porém, o diagnóstico de TDAH só aparece, tal como se apresenta hoje, na terceira versão, dos anos de 1980, depois da ascensão do neoliberalismo global que provocou profundas mudanças na economia, na política, no trabalho, e, sobretudo, nos modos de vida, contexto histórico, portanto, em que o TDAH se faz presente no campo social. Desse modo, nosso objeto de estudo será o TDAH como representante paradigmático de um manual que traz em sua organização comportamentos codificados e catalogados num determinado tempo histórico e político, o qual revela em seu conteúdo um reducionismo neurobiologizante no modo de compreender e interpretar o homem e o sofrimento psíquico. Para empreender nossa pesquisa, trabalharemos com uma perspectiva de homem cuja subjetividade é transindividual, ou seja, ele é constituído no enodamento entre o psíquico e o social, mas robustecido da qualificação diagnóstica que o aliena, no contraponto de sua originalidade que faz dele um (des)qualificado. Faremos uso do conceito de tempo em Lacan como operador e articulador de três campos do saber: o biológico, o psicanalítico e o sociológico. Será a partir do conceito de tempo que pretendemos fazer uma releitura do transtorno e do sofrimento psíquico, para então interrogarmos sua face social em um tempo histórico específico e responder aos motivos pelos quais na atualidade testemunharmos o mesmo diagnóstico ser destinado a um número crescente de pessoas. O que ele revela sobre o DSM? Para esse fim, a metodologia a ser empreendida será a Análise do Discurso (AD), a partir dos relatos das pessoas diagnosticadas com TDAH, disponíveis no site da Associação Brasileira de TDAH (ABDA). A coleta de dados via internet tem sido amplamente reconhecida como importante fonte de pesquisa por conter espaços de interação social e construção de comunidades. No caso do site da ABDA, as pessoas se unem por uma identidade comum que lhes confere um traço de pertencimento com finalidades específicas. Também utilizaremos o método de Análise de Conteúdo (AC) do transtorno conforme descrito no DSM, por extrapolar a leitura informativa e envolver um trabalho de interpretação. Assim, a AD e a AC nesta pesquisa serão atravessadas pela análise epistêmica do conceito de tempo em Lacan e de autores da sociologia, tais como Dardot e Laval, Brown, Norbert Elias, entre outros, além das contribuições de Lima, Foucault e Byung-Chul Han. Esperamos, assim, contribuir para o esclarecimento do transtorno do TDAH para além do reducionismo neurobiológico, trazendo à luz os modos de sofrer de um sujeito transidividual em sua dimensão psíquica e social.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AILTON SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA - UERN
Externo à Instituição - FUAD KYRILLOS NETO - UFSJ
Interno - 1693229 - GILMAR SANTANA
Presidente - 1117908 - MARIA LUCIA BASTOS ALVES
Notícia cadastrada em: 01/03/2024 21:38
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