Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍLIAN ALMEIDA DE SOUZA CID

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LÍLIAN ALMEIDA DE SOUZA CID
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)

PROGRAMA DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN (2017-2021)

Educação Conectada. Políticas Públicas. Ensino Básico.

Este trabalho visa analisar o Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) na capital potiguar, especialmente a sua implementação em 2017, regulamentada pela Lei nº 14.180, de 1º de julho de 2021. Neste sentido, se lança à seguinte questão: partindo do que foi estabelecido nas diretrizes do Programa, como essa política pública da Educação Conectada foi implementada, nas escolas municipais de Natal, Rio Grande do Norte (RN), no ensino básico, no período compreendido ente 2017-2021? A metodologia é de natureza predominantemente qualitativa, contando com apreciação documental, realização de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. O campo empírico será composto de escolas municipais da capital potiguar e os principais interlocutores serão os gestores, articuladores e o coordenador da Educação Conectada (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) UNDIME/RN. Para desenvolver a pesquisa empírica, optamos em realizar uma análise da implementação desse programa em três escolas municipais, precisamente nas zonas Norte, Oeste e Sul de Natal, no recorte temporal 2017-2021. Quanto ao critério de escolha, levamos em conta quatro aspectos: as três escolas estarem localizadas em zonas diferentes; em contextos socioeconômicos distintos; também o porte, quantidade de alunos matriculados em 2022, sendo uma de grande porte, outra de médio e outra de pequeno; e, por fim, possuírem o Ideb distinto, ou seja, sem uma relação de proporcionalidade entre número de alunos matriculados e dados do Ideb. Diante do observado, a hipótese principal é a de que se trata de um programa altamente benéfico, principalmente no que tange à inclusão digital no ensino básico, apesar de sua implementação não ter sido plenamente exitosa.

Presidente - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Interno - 1693229 - GILMAR SANTANA