Banca de DEFESA: GRAZIELA GONÇALVES ESTEVES

DISCENTE : GRAZIELA GONÇALVES ESTEVES
DATA : 28/02/2024
LOCAL: Auditório E do CCHLA

"PARA VIVER MAIS": PERCEPÇÕES E RELATOS DE PACIENTES NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES

Saúde; Cuidado; Cultura; Informação; Hábitos.

Informação, cuidado em saúde e cultura são os três fio-condutores desta pesquisa. Mesmo com informação contínua, em uma época hipermoderna, com grande influência de aspectos culturais, o cuidado com a própria saúde pode ser percebido de formas muito distintas. Adotar um estilo de vida saudável pode ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive as cardiovasculares, responsáveis pelo maior número de mortes no mundo de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Considerando esses aspectos, assim como a complexidade sobre o tema, o problema que instiga o desenvolvimento desta pesquisa é: qual a percepção das pessoas sobre cuidados em saúde? Assim, o objetivo principal é investigar de quais formas os cuidados em saúde são percebidos e aplicados pelos pacientes da Unidade do Sistema Cardiovascular do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), buscando relacionar com traços culturais de nossa sociedade. A pesquisa de campo é de natureza qualitativa, com caráter exploratório, visando o esclarecimento da problemática de estudo. A partir de entrevista semiestruturada centralizada no problema, o método combinou narrativas e questões, contribuindo para que a opinião do paciente emergisse com mais facilidade. Para o Hospital Onofre Lopes, espera-se ampliar o conhecimento a respeito do comportamento dos pacientes, possibilitando ações mais assertivas e eficazes quanto à informação em saúde.

Presidente - 1501788 - ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
Interna - 1144946 - ANNA BARBARA ARAUJO TALONE