Banca de DEFESA: ANA BEATRIZ SILVA PESSOA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA BEATRIZ SILVA PESSOA
DATA : 21/12/2023
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)

Violência Simbólica em espaços educacionais: o caso da Escola Municipal Djalma Maranhão em São Paulo do Potengi/RN

Instituição Escolar. Violência Simbólica. Ação Social. Poder e Biopoder. Processos Educacionais.

A presente tese tem como objetivo o estudo de casos de Violência Simbólica na Escola Municipal Deputado Djalma Maranhão, localizada no município de São Paulo do Potengi/RN, do ponto de vista dos educadores e profissionais de educação, com vistas a identificar como e quando estes casos ocorrem e qual tem sido o papel da Escola frente a essa problemática, observando a promoção de espaços de discussão sobre a diversidade e aceitação das diferenças. Para isto, buscamos como referências os estudos realizados por Pierre Bourdieu acerca da Violência Simbólica, as discussões de Paulo Freire e suas reflexões sobre educação bancária e libertadora, discussões sobre poder e biopoder em Foucault e o conceito de ação social em Werber para nortear nossa metodologia. Com isso, pretendemos traçar um diálogo entre os autores, discutindo os processos educacionais num contexto contemporâneo e inserindo nesta discussão a emergência de estudos sobre Violência Simbólica e o impacto dela na vida dos alunos e, por conseguinte, no contexto social. A pesquisa foi desenvolvida pelo método do Estudo de Caso, ancorado em técnicas de coleta quali-quantitativo de finalidade exploratória-descritiva, o que possibilitou maior conhecimento sobre o questionamento a ser esclarecido, envolvendo levantamento bibliográfico, observação participante e entrevistas com os profissionais da escola. A pesquisa visa suscitar o interesse de outros pesquisadores e instigá-los a se debruçar sobre questionamentos tão pertinentes quanto o papel do espaço escolar no tocante a questões de violência, promoção da cidadania e respeito as diferenças, tendo como justificativa se tratar de um tema pouco abordado nas Ciências Sociais, ainda mais quando relacionado ao conceito de Violência Simbólica. Ao final, pretendemos oferecer dados que possam retratar o cenário deste tipo de violência em uma escola que represente o perfil de quase 60% das escolas do pais, jogando luz a uma temática ainda pouco discutida mas que pode trazer muitos impactos ao campo educaional e social.

Presidente - ***.001.889-** - LORE FORTES - UFRN
Interno - ***.963.294-** - ANAXSUELL FERNANDO DA SILVA - UNILA
Externa à Instituição - ANNA CHRISTINA FREIRE BARBOSA - UNEB
Externa à Instituição - ERIVANIA MELO DE MORAIS - IFRN