Banca de QUALIFICAÇÃO: ROKSYVAN DE PAIVA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROKSYVAN DE PAIVA SILVA
DATA : 19/12/2023
LOCAL: Sala 901 do CCHLA

A IDEIA DE DEMOCRACIA NO DISCURSO DE LULA (2003-2010)

Democracia. Discursos. Lula.

Com oscilações que vão da fé na democracia à desilusão para com os frutos democráticos, a reaparição entre nós de muitas pessoas que louvam um passado de sangue, tortura e ditadura leva ao receio de que o futuro nos reserve ditaduras e retrocessos. A democracia brasileira aparece agora como algo frágil e duvidoso. Como, para todas as coisas, é recomendável primeiro entender, para somente depois interpretar ou criticar, selecionamos o pensamento relativo à democracia que Luís Inácio Lula da Silva explicitou em discursos realizados durante a primeira passagem pela Presidência da República. A relevância do pensamento e do indivíduo escolhido justifica-se por ter ele sido presidente da república eleito e reeleito na primeira década deste século e, antes disso, ter sido presença frequente como candidato em contínuas eleições desde o final da década de 1980. Além disso, promoveu e liderou greves que abalaram a estrutura político-econômica da ditadura militar no final da década de 1970. O objetivo central da pesquisa é extrair pela análise imanente dos discursos de Lula proferidos entre 2003 e 2010 uma determinada ideia de democracia. Resultados parciais da pesquisa em andamento revelam que, no discurso de Lula, a democracia está acima de tudo e de todos, pairando sobre o próprio Estado, uma vez que sua força motriz se origina em outro polo da existência humana, a sociedade civil.

Presidente - 6347248 - JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
Interno - 1517561 - GABRIEL EDUARDO VITULLO
Interno - 1031057 - LUCAS TRINDADE DA SILVA
Notícia cadastrada em: 18/12/2023 13:45