Banca de DEFESA: RAIMUNDO NONATO NUNES

DISCENTE : RAIMUNDO NONATO NUNES
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Auditório 2 do IPP-UFRN

ENVELHECIMENTO E SOCIEDADE: CARTOGRAFIA SOCIAL DAS EXPERIÊNCIAS DOS SUJEITOS SOCIAIS ENVOLVIDOS NO PROJETO CAMINÁGUA

Envelhecimento. Obesidade. Cartografia social do cuidado. Exercício físico e saúde do idoso. Alteração de peso-exercício físico na água. Projeto Caminágua.

Analisa-se uma experiência realizada em uma instituição pública de ensino superior, enquanto projeto de extensão, Projeto Caminágua, vinculada a um Curso de Educação Física de um Centro de Ciências da Saúde. Suas metas são propiciar aos indivíduos com sobrepeso ou idosos, da comunidade universitária e extramuros, a realização de atividade física oferecendo o mínimo de impacto às articulações inferiores e coluna vertebral, com uma perda substancial de massa adiposa e ganho de massa muscular. Para desenvolver o projeto foi criado o método Caminágua com registro de patente na Biblioteca Nacional (522.527); o método consubstancia-se por um processo de deslocamentos contínuos (andar na água=caminágua), com elevação dos joelhos, e elevação lateral alternada das pernas, saltos progressivos com os pés juntos, saltos utilizando uma única perna com direção anteroposterior e tracionando a água com os membros superiores estendidos e mãos espalmadas. A pesquisa desenvolveu-se observando-se tanto a práxis (Karl Max; Paulo Freire) quanto a literatura sobre o tema, em uma visão dialética do processo, o que possibilitou dinamicidade ao referencial teórico e a coleta dos dados empíricos; oportunizou o potencial criativo do pesquisador na busca de informações complementares da experiência a partir dos depoimentos dos sujeitos sociais participantes, os quais performaram uma cartografia social do cuidado, complementada pelo controle estatístico de outra parcela da população estudada. Aponta-se como questão central acompanhar o desempenho das pessoas com alteração no peso corporal e idosas durante a atividade física, aferindo, em períodos determinados, um diagnóstico físico corporal, além da captura de depoimentos aleatórios com sujeitos sociais participantes. Delimitam-se como objetivos: a) constatar a eficácia do Método Caminágua; b) verificar a eficiência dos exercícios físicos, a partir dos resultados que vinham sendo evidenciados pela população estudada (universo da pesquisa), em especial com alteração no peso corporal. Por tratar-se de uma pesquisa envolvendo seres humanos, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética da instituição que julgou seu mérito ético, emitindo parecer favorável e certidão específica. Assegura-se que a abordagem dos dados empíricos coletados se pauta em uma análise quantitativa dos dados estatísticos, seguida da compatibilização qualitativa dos resultados da cartografia social do cuidado, engendrada pelos atores sociais do projeto. Constata-se que o Projeto Caminágua se desenvolveu com muita dinamicidade dado as perspectivas recorrentes durante a execução da análise, e que foi possível constatar, in loco, a melhoria da saúde dos envolvidos a partir dos resultados positivos aferidos, que comprovam a eficácia e eficiência do Método Caminágua.

Presidente - 6347248 - JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
Interno - 1012983 - LUCAS FORTUNATO REGO DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 345835 - JOSE WILLINGTON GERMANO - UFRNExterno à Instituição - HERMANO MACHADO FERREIRA LIMA - UECE
Notícia cadastrada em: 04/12/2023 12:25