Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KELLY DOS REIS NONATO

DISCENTE : ANA KELLY DOS REIS NONATO
DATA : 26/06/2023
LOCAL: Videoconferência

Processos formativos antirracistas na Educação Superior: uma análise a partir da experiência do Coletivo NEGRAS na UFERSA

Educação Antirracista; Ensino Superior; Ação Formativa; Mulheres Negras.

O presente trabalho tem por objetivo compreender a experiência educacional e formativa do Coletivo Negras (grupo de extensão em estudos de gêneros, relações étnico-raciais, aprendizagens e saberes). Este grupo é tomado como instrumento político-epistêmico na promoção da educação antirracista em uma Universidade Pública Federal do Semi-árido. A intenção dele é promover o fortalecimento da produção do conhecimento para as relações étnico-raciais de mulheres negras, na valorização de identidades sociais e educação antirracista na contemporanidade. O trabalho encontra-se fundamentado teoricamente em autores do campo das Ciências Humanas e Sociais e em diálogo com a Educação e as questões étnico-raciais que discutem a temática, AZEVEDO (2018); ALMEIDA (2018); CAVALLEIRO (2001); SOUZA (1983); SILVA (2011); NASCIMENTO (2018); GUIMARÃES (2008); GONZALEZ (2018); GOMES (2018) e CARNEIRO (2002). A partir de um olhar qualitativo, questiona-se: como se formam educadoras antirracista no ensino superior? Como hipótese tem-se: a experiência do Coletivo Negras permite compreender os processos de formação de novas educadoras ou educadores comprometidos com a superação das desigualdades raciais. Para construção desse estudo, utiliza-se o método etnográfico a fim de compreender e descrever com densidade o coletivo estudado. O  método etnográfico é importante, pois possibilita a observação e a participação, na condição de professora-pesquisadora, das atividades desenvolvidas no contexto sociocultural de mulheres negras, tal proximidade corrobora no intuito de conhecer seus valores, comportamentos, crenças e visões de mundo. Portanto, considerando o cenário de desigualdades sociais, a pesquisa pretende a compreensão das relações étnico-raciais. Como resultados parciais, tem-se que as vivências de mulheres negras vislumbradas no Coletivo Negras possibilitam uma ação formativa e antirracista entre universidade e sociedade.

Presidente - ***.963.294-** - ANAXSUELL FERNANDO DA SILVA - UNILA
Interna - 1144946 - ANNA BARBARA ARAUJO TALONE
Externa à Instituição - ALESSANDRA PIO SILVA - UFRRJ
Notícia cadastrada em: 05/06/2023 12:01