Banca de DEFESA: VIVIANY MOURA CHAVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VIVIANY MOURA CHAVES
DATA : 28/02/2023
LOCAL: LEAN-UFRN e Google Meet

Agricultura familiar e a luta pela subsistência: uma análise da insegurança alimentar em contexto de produção limitada

Agricultura familiar; insegurança alimentar; políticas agrícolas; fatores socioeconômicos; cadeia alimentares locais; sistemas alimentares.

Os agricultores familiares são responsáveis por uma grande parte da produção de alimentos em muitos países de baixa e média renda, mas também são vulneráveis à insegurança alimentar (IA) e pobreza. A pandemia da COVID-19 agravou a situação alimentar das famílias agricultoras, interrompendo as cadeias de abastecimento e os meios de subsistência. Assim, é crucial repensar o acesso às políticas alimentares e agrícolas para enfrentar a IA no contexto rural. Assim, nosso estudo teve como objetivo investigar como as condições socioeconômicas, de produção e acesso às iniciativas agrícolas, durante a pandemia, impactaram na segurança alimentar de agricultores familiares situados no estado do Rio Grande do Norte. Nosso estudo considerou duas pesquisas. Na primeira, por meio de uma revisão sistemática, realizamos um panorama dos problemas e possíveis soluções que os programas de alimentação escolar enfrentam na aquisição de alimentos da agricultura familiar. Na segunda, através de um estudo transversal, realizamos 132 ligações telefônicas com agricultores familiares do estado. A IA foi mensurada por meio da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) reduzida. Analisamos os dados usando estatística descritiva e para as análises bivariadas das variáveis categóricas, utilizamos o teste de qui-quadrado. A partir dos 37 estudos incluídos em nossa revisão, identificamos que os problemas mais críticos da aquisição de alimentos locais emergem da agricultura familiar, incluindo produção e comercialização de alimentos, e são agravados por fatores como falta de investimento e logística ineficiente. Nossas descobertas realizadas no segundo estudo indicaram que a pandemia agravou a situação de IA, especialmente entre as mulheres agricultoras com baixa escolaridade e renda. Quanto ao acesso às diferentes iniciativas da agricultura familiar, a situação de IA se sobrepôs a estas medidas de proteção social. Este fato pode ser um indicativo de que estas iniciativas não tiveram força suficiente para frear IA durante o período de crise econômica, política e sanitária no Brasil.

Presidente - 1298988 - JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA
Interna - 3859825 - MICHELLE CRISTINE MEDEIROS JACOB
Externo ao Programa - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO - UFRNExterno à Instituição - CESAR JOSÉ DE OLIVEIRA - EMATER-RN
Externa à Instituição - MARIA CECILIA ROCHA - RU