Banca de QUALIFICAÇÃO: MOIZÉS DA SILVA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MOIZÉS DA SILVA MELO
DATA: 18/01/2016
HORA: 12:30
LOCAL: Sala de seminário de estatística CCET
TÍTULO:

Monitoramento das médias de um processo bivariado por gráficos de controle por atributos e/ou variáveis


PALAVRAS-CHAVES:

Monitoramento de processos bivariados; vetor de médias; inspeção por atributos e por variáveis; gráficos new npxy e T2; gráfico combinado.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Probabilidade e Estatística
SUBÁREA: Estatística
RESUMO:
A variabilidade está diretamente relacionada com a má qualidade de um processo, reduzi-la é um maneira de melhorar o processo. Os métodos estatísticos estão incluídos ao planejamento de melhoria de processos, e dentre as ferramentas estatísticas os gráficos de controle são as mais eficientes e utilizadas. Esta dissertação propõe dois novos gráficos de controle para monitorar o vetor de médias de um processo bivariado. O primeiro, chamado de gráfico new npxy, emprega inspeção (inspecionar se uma unidade está em conformidade ou não-conformidade) para monitorar o vetor de médias de processo. Este gráfico usa os limites discriminantes para substituir os limites de especificação para a classificação de conformidade ou não-conformidade das unidades da amostra. Ao otimizar os limites discriminantes, o gráfico new npxy como tamanho amostral duas vezes maior geralmente supera o gráfico T2. O segundo gráfico utiliza a junção dos gráficos new npxy e T2. Este procedimento consiste em dividir o tamanho da amostra n em duas partes (n1 e n2), determinadas por um processo de otimização. As unidades da primeira sub-amostra são avaliadas por atributos e plotadas em um gráfico de controle new npxy. Caso seja detectada a presença de alguma causa especial inspeciona-se a sub-amostra de tamanho n2 por variáveis por meio do gráfico T2. O procedimento é interrompido para o ajuste se a presença de alguma causa especial for detectada em ambos gráficos de controle. A possibilidade de não inspecionar todos os itens da amostra pode promover uma redução tanto no custo quanto no tempo gasto de inspeção. Verificou-se que o gráfico combinado fornece várias opções concorrentes com o gráfico T2 para um dado tamanho de amostra n e um vetor de desvios (deltax;deltax). Os resultados do número médias até o alarme (NMA1) inferiores aos provenientes do gráfico individual T2 indicam que o gráfico de controle combinado é uma ferramenta eficiente para monitorar o vetor de médias de um processo bivariado. Os resultados para os dois gráficos propostos foram obtidos com o auxílio do software estatístico R.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 734492 - DIONE MARIA VALENCA
Interno - 873043418 - LINDA LEE HO - USP
Presidente - 1149454 - PLEDSON GUEDES DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 12/01/2016 16:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao