Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA PEREIRA NOGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA PEREIRA NOGUEIRA
DATA : 15/12/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Sala D1
TÍTULO:

Medição de desempenho do desenvolvimento e operação de porto para suporte a eólica offshore: proposta de framework


PALAVRAS-CHAVES:

Revisão Sistemática da Literatura. Desempenho portuário. Ciclo de desenvolvimento. Framework conceitual. Energia eólica offshore.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

A energia eólica offshore tem se mostrado uma opção cada vez mais viável, impulsionada pela transição energética, por avanços tecnológicos e pelo amadurecimento da cadeia de suprimentos. Esse notável crescimento, mostra a necessidade de desenvolver os portos, infraestrutura onshore e elo entre atividades marítimas e terrestres, para apoiar efetivamente os Offshore Wind Farms (OWFs). O complexo ciclo de desenvolvimento do porto é composto pelas fases: estudos de viabilidade; projeto de engenharia; construção; e, operacionalização.  Todas essas etapas envolvem uma série de medidas de desempenho que podem ser estruturadas para acompanhar o avanço do projeto, monitorar e avaliar as operações, verificar conformidades ambientais, realizar análises de riscos que envolvem o desempenho portuário, entre outros usos. O objetivo desta pesquisa consiste em estruturar um framework conceitual de medição de desempenho ao longo dos estágios de desenvolvimento portuário. O método de pesquisa envolveu: fundamentação teórica e Revisão Sistemática da Literatura; análise documental; estudo de casos; e, modelagem, validação e proposição do framework. Como resultados, verificou-se que há uma escassez de pesquisa sobre desempenho de portos eólicos offshore, no entanto identificou-se 26 direcionadores para o seu desenvolvimento, além de 32 direcionadores gerais de desenvolvimento portuário. Por fim, foi construído um framework conceitual composto por 7 dimensão, 25 pilares e 136 indicadores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ
Interna - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Externa à Instituição - PRISCILA DA CUNHA JÁCOME VIDAL - UFERSA
Notícia cadastrada em: 05/12/2023 06:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao