INFRAESTRUTURA- LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS

INFRAESTRUTURA- LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS


Laboratórios

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRN tem ampliado constantemente a sua infraestrutura, tanto em área física, como em equipamentos, de forma a garantir o desenvolvimento adequado das dissertações. Nesse sentido, além da modernização dos laboratórios existentes, com a aquisição de novos equipamentos, o Programa teve uma substancial ampliação da área física, com a inauguração em setembro de 2016 de um novo prédio com cerca de 400 metros quadrados. 

Destacam-se os seis (6) laboratórios: 

1) POLO – Laboratório de Pesquisa Operacional e Logística 

Relacionado a conduzir projetos que visem a otimização logística de sistemas produtivos. 
Equipado com: 7 (sete) microcomputadores DELL Pentium IV, ligados em Rede, sendo 1 (um) deles o Servidor, todos com monitores DELL LCD 17’; 1 (uma) impressora HP LaserJet CP2025DN; e 1(uma) HP LaserJet P2015DN, 1(uma) lousa interativa Ebeam, 1 (um) cluster de 3 (três) PCs Quad Core, 1 (um) Projetor Multimídia DELL 2300 lumens; 1 Notebook dv4000 Pentium IV 1.7 GHz; 1 (um) Quadro Branco e 1 (uma) tela para projeção. Possui licenças de software MATLAB (versão 2009a e 2010b). Recentemente, foi adquirida por meio do edital Pró-Equipamentos 2010/CAPES uma máquina para processamento paralelo de alto desempenho com 12 CPU cores + 3584 Tesla GPU cores. Esta máquina abrirá novas perspectivas de pesquisa para a linha Pesquisa Operacional e Logística na área de processamento paralelo. Este laboratório está vinculado à linha “Pesquisa Operacional e Logística” do programa e ao grupo de pesquisa da instituição de mesmo nome. 

2) LABERGO – Laboratório de Ergonomia e Engenharia do Trabalho 

Relacionado ao grupo de pesquisa GREPE (Grupo de Estudos e Pesquisas da UFRN) e suas atividades de pesquisa, além de possibilitar a integração da área com outras linhas de pesquisa. Tais pesquisas integram INICIES, projeto relacionado ao Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares - PRONIC da UFRN, que obteve aprovação em edital de financiamento no valor de R$ 120.000,00. Este laboratório encontra-se em fase de implementação com recursos do REUNI. Atualmente, as atividades deste laboratório têm sido desenvolvidas no LAI-UFRN (Laboratório de Acessibilidade Integrada). 

3) Laboratório de Apoio a Inovação e Competitividade 

Laboratório de pesquisa da linha “Estratégia e Qualidade” cujo objetivo é organizar a base de dados e elaborar indicadores a respeito de inovação e competitividade a fim de difundir e acompanhar as tecnologias e estratégias empregadas nas empresas selecionadas. É equipado com 2 computadores (com monitor de 19'') e 1 impressora multifuncional, 10 cadeiras, 1 mesa redonda e 2 armários, 1 notebook HP probook 8465B. 

4) Laboratório de Criatividade e Inovação de Produtos e Processos - Engenharia do Produto 

Este laboratório está ligado ao grupo de pesquisa CRIA-ÇÃO – Criatividade e Inovação de Produtos e Processos. Sua origem está ligada à necessidade de desenvolver e integrar conhecimento multidisciplinar da Engenharia do produto: Criatividade, Tecnologia de produtos e processos, Marketing e Métodos estatísticos multivariados. O laboratório conta com um computador de alta performance para design gráfico; um equipamento para colaboração virtual no desenvolvimento de novos produtos, um projetor interativo, um projetor tradicional, 16 estações de trabalho para notebook, 4 estações de trabalho com microcomputador, 1 impressora, 1 quadro branco, 1 mesa de reuniões e 16 cadeiras. 

5) Laboratório de Engenharia da Sustentabilidade 

O Sustentação visa o desenvolvimento de atividades do tripé acadêmico ensino, pesquisa e extensão, em procedimentos adequados do ponto de vista sustentável na construção civil, da gestão do projeto à execução da edificação e no âmbito da educação ambiental. Tem como proposta a construção de uma edificação, no Campus Central da UFRN, que explore as relações entre a área tecnológica e a ecologia incorporando a dimensão ambiental. 
Equipada com 3 Computadores ligados a rede Wi-Fi, 1 Impressora a jato de tinta, 1 Notebook, 2 No-breaks, 2 mesas para estudo em grupo, 9 mesas para estudo individual, 18 cadeiras, 1 quadro branco, 1 Equipamento de ar condicionado quebrado, 300 canecas plásticas, 1 armário, 1 gabinete (CPU) reserva, 13 pranchetas, 1 gaveteiro (Porta-documentos), 40 livros entre manuais e Cartilhas explicativas, 3 DVDs que compõe o material bibliográfico, 141 DVDs –R, 4 réguas de 50 cm e 2 de 30 cm, 30 tesouras, 6 caixas de borracha, 1 caixa de cola em bastão, 2 caixas de caneta Economic (100 canetas), 2 grampeadores grandes, 16 grampeadores do pequeno, 25 estiletes, 2 caixas de apontador, dois tubos de cola, um rolo de barbante, 6 litros de álcool, 28 rolos de durex, 1 furador para papel, 5 caixas de grampo, 6 marcadores para quadro branco, 6 pilotos permanentes e 27 resmas de papel (4 resmas de papel a A4 branco, 23 resmas de papel A4 reciclável). 

6) LEAM – Laboratório de Estudos Avançados do Mestrado 

Equipado com 10 computadores Pentium V ligados em rede a um servidor e com acesso a Internet banda larga, facilitando a pesquisa através do portal da CAPES; 1 (uma) impressora laser disponível para os alunos de mestrado; 1 (um) quadro branco para anotações e aulas práticas. Todos os computadores possuindo dispositivo de CD-ROM e disco rígido de 80Gb. Este laboratório atende todos os alunos do mestrado, sendo destinado ao desenvolvimento de projetos vinculados a todas as linhas de pesquisa do PEP. 

 

Recursos de Informática

Além da infraestrutura descrita nos seis (6) laboratórios de pesquisa temáticos do PEP/UFRN, os alunos e docentes do programa podem contar ainda com recursos de hardware e software do Laboratório de Informática do Departamento de Engenharia de Produção, o qual possui 45 microcomputadores ligados em rede. Este laboratório fica em sala conjugada ao laboratório de uso geral da pós-graduação, facilitando a integração com os alunos da graduação. Os recursos deste laboratório são adquiridos com verba do departamento de Engenharia de Produção, levando-se em consideração também as necessidades levantadas pela pós-graduação. 

Cabe ressaltar que por meio da base de periódicos da CAPES, os alunos/grupos de pesquisa têm acesso a bases de dados de periódicos nacionais e internacionais, sendo este recurso primordial para a realização da pesquisa científica no programa. Esta fonte de informação, aliada à atual infraestrutura de redes de comunicação das universidades brasileiras, permite estabelecer cooperações com grupos de pesquisa no exterior para a realização de projetos de pesquisa e construções de artigos a serem submetidos para publicação em periódicos e eventos da área.


SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao