Banca de DEFESA: ALESON BELO DA SILVA

DISCENTE : ALESON BELO DA SILVA
DATA : 16/12/2022
LOCAL: meet.google.com/mqx-pbwe-hzg

MODELO MULTICRITÉRIO DE DECISÃO PARA RANQUEAMENTO DE COLABORADORES MAIS APTOS A DESENVOLVER ATIVIDADES EM HOME OFFICE: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TELEATENDIMENTO

Definição de prioridades; Apoio a decisão; Teletrabalho; Trabalho remoto; FiTradeoff; Teleatendimento.

O mundo vivenciou rapidamente uma mudança no meio ambiente de trabalho decorrente de uma necessidade mundial provocada pela pandemia do COVID-19 e da percepção de vantagens que o teletrabalho se apresentou para as empresas que atuam com processos e atendimento a clientes. No entanto, nem todos os colaboradores apresentam a mesma adaptação e rendimento exercendo suas atividades fora das dependências da organização e a não adaptação ao teletrabalho pode gerar consequências negativas na saúde dos colaboradores e, consequentemente, no atingimento de metas da organização. Com esse cenário, a análise multicritério de apoio à decisão se apresenta como uma ferramenta de aplicação ao processo de decisão na ordenação dos colaboradores com melhor perfil para desenvolver as atividades em teletrabalho. A pesquisa tem o objetivo geral desenvolver um modelo multicritério de decisão de ranqueamento na escolha de colaboradores de uma empresa de teleatendimento situada no estado do Rio Grande do Norte / Brasil, para atuarem em trabalho remoto. A escolha é baseada nos conceitos de elicitação flexível do método FITradeoff (Flexible and Interactive Tradeoff). O FITradeoff é um método para elicitação de constantes de escala que foi criado de acordo com o escopo da Teoria do Valor Multiatributo (MAVT). O modelo desenvolvido considerou 10 critérios e um amostra de 20 colaboradores foi utilizada para validação do modelo junto aos stakeholders. Assim, o modelo foi capaz de fornecer informações de apoio a ordenação dos colaboradores com melhores perfis para migração de trabalho presencial para o trabalho remoto, com base em critérios consistentes de priorização, apoiando os decisores na defesa da escolha realizada.

Presidente - 4859773 - RICARDO PIRES DE SOUZA
Interno - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA