Banca de DEFESA: HELYSON DA NOBREGA DINIZ

DISCENTE : HELYSON DA NOBREGA DINIZ
DATA : 02/02/2024
LOCAL: Plataforma Virtual: meet.google.com/pyn-ekdo-hyv

VIVÊNCIA INTEGRADA NA COMUNIDADE: UMA ANÁLISE DE SEU PAPEL POLÍTICO FORMATIVO PARA A FORMAÇÃO MÉDICA

Educação Médica; Internato e Residência; Educação Interprofissional

A educação médica no Brasil passa por mudanças sóciopolíticas a partir dos anos 1960 com a mirada de reestruturação pedagógica dando ênfase na Atenção Primária à Saúde e modelos de ensino baseados na aprendizagem significativa através de métodos problematizadores de ensino. O início do processo de implementação da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN) em 2012, o lançamento do Programa Mais Médicos em 2013 e a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Medicina em 2014, trouxeram mudanças fulcrais para analisar a formação médica na atualidade. Estas transformações visam formar médicos mais engajados social e politicamente, humanistas e aptos a atender às necessidades da comunidade e do Sistema Único de Saúde (SUS). No curso de graduação em medicina da EMCM-UFRN um exemplo inovador para esta virada é o componente curricular Vivência Integrada na Comunidade (VIC) que se destaca como um internato longitudinal ancorado na Social Accountability como referencial teórico metodológico. Dessa maneira, este estudo tem como objetivo analisar o processo pedagógico dos módulos VIC na formação de estudantes de medicina da EMCM-UFRN. Por meio de uma pesquisa qualitativa, caracterizada por uma abordagem exploratória e descritiva, buscou-se identificar fortalezas e fragilidades destes módulos através da pesquisa documental e criação de categorias para reflexão, a saber: i) “Será que seremos capazes de dar conta de tudo isso?”: Princípios educacionais da EMCM; ii) “Um mar de possibilidades”: Itinerário Formativo nos módulos VIC; e iii) “Vivenciar na prática a medicina que ia nos aguardar fora da universidade”: Intencionalidade pedagógica nos módulos VIC. Concluímos que os módulos VIC apresentam um caráter formativo intencional e contra hegemônico de trazer a realidade do SUS e de sua organização política como cenário de aprendizado pelo trabalho oportunizando ao estudante o contato com o cotidiano da vida das pessoas, trabalhadores(as) e usuários(as) em sua prática durante a formação médica. Um desdobramento da pesquisa foi a criação de um Guia para o Estudante da VIC na EMCM-UFRN, que contém as principais informações necessárias, além de procedimentos logísticos, direitos, deveres e relatos de experiências prévias, o que pôde preencher lacunas logísticas e pedagógicas dos módulos.

Presidente - 2249092 - ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
Interno - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO