Banca de DEFESA: WILLIAM ARAUJO SANTOS

DISCENTE : WILLIAM ARAUJO SANTOS
DATA : 26/01/2024
LOCAL: EMCM

ITINERÁRIO FORMATIVO EM SAÚDE MENTAL: UMA PROPOSIÇÃO PARA A COMPONENTE CURRICULAR “VIVÊNCIA INTEGRADA À COMUNIDADE” DO CURSO DE MEDICINA DA EMCM/UFRN

Saúde Mental, Formação Médica, Competências, Itinerário Formativo

Mudanças no processo de formação do profissional médico são exigidas em decorrência das novas demandas técnicas e sociais da sociedade, principalmente no que se refere à assistência à saúde. Neste sentido, o estudo da saúde mental nos cursos de medicina busca preparar os alunos para conceitos de saúde mental e transtornos psiquiátricos comuns na população brasileira. O presente estudo objetivou elaborar um Itinerário Formativo para orientar os discentes de medicina da EMCM/UFRN nas atividades práticas do componente curricular “Vivência Integrada à Comunidade”. Além disso, buscou-se apresentar a caracterização do componente curricular, bem como discutir o tema da saúde mental na formação médica. Para isto, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória-descritiva, onde foi realizada uma revisão na literatura científica acerca das competências do estudante de medicina na prática em saúde mental. Após a revisão, foram elencados os tópicos relevantes que poderão auxiliar o estudante de medicina no componente “Vivência Integrada à Comunidade”. Destarte, decidiu-se pela Análise de Conteúdo Categorial, que consiste em uma técnica específica dentro da análise de conteúdo, que envolve a identificação e classificação de categorias temáticas a partir do material analisado. Com a análise realizada, se deu a construção do Itinerário Formativo, baseado em seis categorias, a saber: Habilidades Fundamentais em Comunicação e Relacionamento; Habilidades de Avaliação e Diagnóstico; Habilidades Terapêuticas e de Intervenção; Avaliação de Risco e Intervenção em Crises; Trabalho em Equipe e Coordenação de Cuidados, e; Conhecimento da Reforma Psiquiátrica.

Presidente - 3137906 - RAQUEL LITTERIO DE BASTOS
Interna - 2249092 - ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
Externo à Instituição - ANTÔNIO LEONARDO FIGUEIREDO CALOU
Notícia cadastrada em: 16/01/2024 11:06