Banca de DEFESA: IVÂNIA RAQUEL MEDEIROS DA NÓBREGA

DISCENTE : IVÂNIA RAQUEL MEDEIROS DA NÓBREGA
DATA : 23/01/2024
LOCAL: https://meet.google.com/yoy-bndc-ovh

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE FERIDAS EM PORTADORES DE DIABETES MELLITUS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Atenção Primária à Saúde; Diabetes mellitus; Ferimentos e Lesões; Instrumento; Validação.

O Brasil apresenta uma alta prevalência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, especialmente o diabetes mellitus, que é um importante problema de saúde pública que compromete a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde. Esse estudo objetiva construir e validar um instrumento de avaliação e acompanhamento de feridas para portadores de diabetes mellitus tipo 2 na Atenção Primária à Saúde do município de Caicó. Trata-se de um estudo metodológico dividido em duas grandes etapas: construção de instrumento e validação de conteúdo. Para a construção foi realizada revisão integrativa da literatura por meio de artigos selecionados nas bases de dados nacionais e internacionais. A população do estudo foi composta por experts voluntários, que após orientações, esclarecimentos, autorização e assinatura do registro de consentimento livre e esclarecido, validaram o conteúdo do instrumento. Os dados coletados foram inseridos no Microsoft Excel 2016 e tabulados manualmente. Para a análise dos dados foi utilizado o Índice de Validação de Conteúdo, calculado através da concordância dos juízes de acordo com cada item do instrumento. Observou-se que todas as juízas tem experiência com assistência a feridas em diabéticos. Além disso, de 20 subitens do instrumento, apenas 5 deles (25%), tiveram IVC inferior a 1, sendo que o restante teve atribuição de IVC igual a 1. Assim, todas as juízas estabeleceram conceitos “relevante” ou “muito relevante” aos itens, sendo dessaforma, um excelente resultado para o instrumento. Após realizada a validação do instrumento proposto e finalização do estudo, presume-se que o município de Caicó terá subsídio para implantação de uma Comissão de Pele, que irá prestar uma assistência sistematizada para a realização de curativos e o tratamento do paciente com lesão.

Interno - 3050287 - EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
Presidente - ***.062.794-** - HECIO HENRIQUE ARAUJO DE MORAIS - UERN