Banca de QUALIFICAÇÃO: HELYSON DA NOBREGA DINIZ

DISCENTE : HELYSON DA NOBREGA DINIZ
DATA : 23/10/2023
LOCAL: EMCM e Plataforma Virtual (https://meet.google.com/uxm-jadb-heu)

GUIA PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO MÓDULO DE VIVÊNCIA INTEGRADA NA COMUNIDADE DA ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE

Educação Médica; Internato e Residência; Educação Interprofissional

Desde o Relatório Flexner, a educação médica evoluiu no Brasil, com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS) e modelos de ensino baseados em competências. O Programa Mais Médicos (PMM) em 2013 e a criação da Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN (EMCM-UFRN) trouxeram mudanças significativas. A Vivência Integrada na Comunidade (VIC) se destaca como um internato longitudinal inovador. Estas transformações visam formar médicos mais engajados, humanistas e aptos a atender às necessidades da comunidade e do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa maneira, este estudo tem como objetivo elaborar um guia destinado, principalmente, aos estudantes dos módulos da VIC da EMCM-UFRN, visando melhorar não só a experiência no território destes estudantes como também a outros interessados que desejam compreender a dinâmica dos processos envolvidos na organização desses módulos. Por meio de uma pesquisa que adota um desenho qualitativo, caracterizado por uma abordagem exploratória e descritiva, levando em consideração a experiência do pesquisador como ex-monitor e egresso da instituição, buscou-se identificar pontos positivos e de fragilidades que serão de importantes para a atuação dos estudantes nos módulos da VIC. Diante disso, foi possível criar um Guia para o Estudante da VIC na EMCM-UFRN, que contém as principais informações necessárias, além de procedimentos logísticos, direitos, deveres e relatos de experiências prévias. Em conclusão, este estudo resultou em um guia essencial para estudantes da VIC da EMCM-UFRN, preenchendo lacunas logísticas e compartilhando valiosas experiências. A VIC destaca-se por sua abordagem inovadora na formação médica, mas a falta de documentação comparável era um desafio. O guia oferece orientações desde a entrada até a conclusão do programa, facilitando a adaptação dos estudantes. Também compartilha histórias de sucesso e lições aprendidas. Este guia é flexível e adaptável, adequando-se às mudanças na educação médica, e pode servir como modelo para outras áreas, melhorando a experiência educacional em diferentes contextos.

Presidente - 2249092 - ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
Interno - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO