Banca de DEFESA: MIGUEL AGUILA TOLEDO

DISCENTE : MIGUEL AGUILA TOLEDO
DATA : 19/10/2023
LOCAL: Auditório 109 - EMCM/UFRN

CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE SIMULAÇÃO CLÍNICA EM UM CURSO DE MEDICINA DO SERTÃO PARAIBANO

Ensino; Medicina; Educação Médica; Simulação de Paciente; Atenção Primária à Saúde.

As exigências sociais relacionadas às especificidades do novo profissional da saúde conduziram para as transformações na educação médica. Portanto, as Diretrizes Curriculares Nacionais sugerem que os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Medicina contemplem a adoção de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, em que o estudante deve ser protagonista e autônomo em seu processo de ensinagem e o docente um facilitador, além de garantir uma formação cidadã, (re)conhecendo-se como um agente de transformação social e de garantia de direitos e deveres. Ante as possibilidades metodológicas, destaca-se a simulação clínica, a qual prepara o discente para a aprendizagem em ambiente clínico. Assim sendo, objetivou-se construir e propor um programa de simulação clínica para o ensino médico em nível de graduação. Para tanto, foi adotado um estudo de múltiplos métodos, realizado em fases, contemplando na etapa 1 - o estudo documental e na etapa 2, a pesquisa-ação educacional. O levantamento de dados ocorreu em Patos, cidade do interior da Paraíba, a partir de informações coletadas em documentos do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), bem como de docentes dos eixos de Humanidades Médicas (HM) e Atenção Primária à Saúde (APS). Como resultado, obteve-se o mapeamento das competências do curso, a caracterização da estrutura laboratorial do UNIFIP para apoiar as práticas de simulação clínica, conteúdos programáticos e as experiências de simulação clínica dos eixos HM e APS. A partir desses resultados, foi possível delinear um programa de simulação clínica para o ensino médico, com ênfase na atenção primária à saúde e nas habilidades de comunicação clínica, a partir das experiências de simulação existentes no Curso de Graduação em Medicina do UNIFIP.

Presidente - 3143237 - RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
Interno - 3050763 - ERICO GURGEL AMORIM
Interno - 3050287 - EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
Externa à Instituição - ALESSANDRA MAZZO - USP