Banca de QUALIFICAÇÃO: ISADÉLIA CONSTANCIO DE OLIVEIRA

DISCENTE : ISADÉLIA CONSTANCIO DE OLIVEIRA
DATA : 06/10/2023
LOCAL: EMCM

“Resgate e catalogação de cordéis como instrumento na educação popular em saúde”.

Literatura de cordel. Catálogo. Promoção a saúde. Educação popular em saúde

A promoção a saúde e a educação popular estão intimamente ligadas permitindo que a relação entre profissionais e usuários se dê de forma horizontal e com troca de saberes. Neste contexto, a literatura de cordel, como meio de vinculação de informações e como instrumento de linguagem acessível fomenta uma dinâmica que traduz esta relação. Assim, pretende-se, com esta pesquisa, resgatar e catalogar cordéis da cordelteca Djalma Mota da Universidade Federal do Rio Grande do Norte campus Caicó cuja temática contemple assuntos da área da saúde a fim de criar uma ferramenta que facilite o acesso a esta literatura para atividades de promoção à saúde assim como tornar mais relevante tal temática. Sendo uma pesquisa documental, com levantamento de todos os cordéis disponíveis na cordelteca que abordem temas de saúde, incluindo prevenção de doenças, cuidados com o corpo e hábitos saudáveis.

Presidente - 3137906 - RAQUEL LITTERIO DE BASTOS
Interna - 2249092 - ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA